Histórico

Em maio de 1949, José Gomes de Freitas chega ao topo de uma serra, onde erguiu

o seu primeiro Barraco para abrigar-se para a exploração da agricultura. Um ano mais tarde, atraídos pela riqueza da fertilidade do solo, vários agricultores oriundos de outros municípios aqui chegaram, para sob o comando de José Gomes de Freitas, o Cazuza, como era conhecido, fundarem o povoado Centro do Cazuza.

Tendo em vista a grande produtividade alcançada na cultura de arroz, milho, feijão, mandioca e algodão, o povoado foi atraindo cada vez mais agricultores de outras regiões, até que em 1961, já tornara-se uma vila bastante progressista e populosa, a ponto de nesse mesmo ano, através de ato do então Governador Newton de Barros Bello, se desmembrada do município de Vitorino Freire, passando então a denominar-seALTAMIRA DO MARANHÃO, numa iniciativa do Deputado Federal Raimundo Rodrigues Bogéia.

Gentílico: laltamirense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Altamira do Maranhão, pela lei estadual nº 2178, de 30-12-1961, desmembrado de Vitorino Freire. Sede no atual distrito Altamira do Maranhão ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Altamira do Maranhão e Palestina. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 201962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Altamira e Palestina. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte:IBGE