Histórico

O território foi habitado primitivamente pelos índios Guajajaras, que dali se afastaram com a chegada dos primeiros colonizadores.

Entre 1910 e 1912, chegava ao local onde hoje está localizada a sede, um senhor de nome José, do qual se desconhece o nome de família e que ali se fixou, passando a desenvolver, após construir seu casebre, o extrativismo vegetal, além de iniciar grandes plantações, principalmente a de cana de açucar. Daí para frente, ficou o lugar com a denominação de ‘Canas’ e o referido cidadão passou a ser conhecido como José das Canas.

Posteriormente, quando já havia crescido o povoado, mudaram seu nome para São José da Canas, denominação essa mantida até a sua emancipação.

Gentílico: joselandense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Joselândia, pela lei estadual nº 2169, de 26-12-1961, desmembrado de Pedreiras. Sede no atual distrito de Joselândia. Constituído de 2 distritos: Joselândia e Nova Vida. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 26-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Joselândia e Nova Vida.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Nova Vida.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE