Histórico

O desbravamento do território teve início quando surgiram as primeiras construções de armazéns, margeando o rio Munim, com a finalidade de estocar os produtos agrícolas que eram enviados para os centros consumidores. Com isso, foram chegando novos moradores que se fixaram próximo aos armazéns, usando as margem do rio para o desenvolvimento da lavoura de subsistência. Outros usufruíram as vantagens comerciais proporcionadas pelo fluxo de navegação do referido rio.

Um dos principais fatores para o crescimento da povoação foi o movimento da navagação fluvial, que possibilitou a expansão de comercialização.

O primeiro nome do lugar foi Cachoeira do Axixá, alterado, posteriormente, para Presidente Juscelino, quando da Criação do município pela lei nº 2372, de 9 de junho de 1964, em homenagem ao grande estadista Juscelino Kubstchek.

A área integrante do atual município foi desmembrada de Axixá.

Gentílico: juscelinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Jusceilino, pela lei estadual nº 2372, de 09-06-1964, desmembrado de Axixá. Sede no atual distrito de Presidente Juscelino ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial de 2005.

Fonte:IBGE