Histórico

EM 1829, Mario Francisco Frazão Mendes adquiriu a fazenda Santa Luzia, que estava abandonada, e ali fixou residência. Passou a cultivar cana-de-açúcar e mandioca, dedicando-se, principalmente, à Criação de gado bovino.

Com progresso da propriedade, várias famílias foram atraídas, dentre elas a de Pedro José Frazão, conhecido com ‘Pedro Dareu’, que se instalou com comércio de tecidos e compra de gêneros alimentícios. Homem de visão e muito popular progrediu rapidamente e se tornou um legítimo representante do lugar, que passou a ser conhecido como Santa Luzia do Dareu.

Em 1962, o Vereador Wladimir Barbosa Uchôa, representante do povoado na Câmara Municipal de Vargem Grande, liderou o movimento de emancipação político do povoado, tendo alcançado êxito com a homologação da lei nº 2.376, de 9 de junho de 1964, que criava o município de Presidente Vargas, com sede em ‘Santa Luzia de Dareu’ desmembrado do município de Vargem Grande, com sede em ‘Santa Luzia de Dareu’.

Gentílico: presidentino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Vargas, pela lei estadual nº 2376, de 09-06-1964, desmembrado de Vargem Grande. Sede no atual distrito de Presidente Vargass ex-povoado de Santa Luzia de Dareu. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-02-1965.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE