Histórico

Embora os holandeses tenham aportado em 1614, no local onde hoje se localiza a cidade, tendo colocado uma grande cruz no lugar, só no fim do século passado, o território começou a ser desbravado.

Os primeiros povoadores vieram de municípios vizinhos, para ali desenvolver a pesca e agricultura rudimentar, plantado com mais intensidade a mandioca, já que a terra era propicia para essa cultura.

O único meio de comunicação com outros centros era por via marítima, razão pela qual o movimento portuário ajudou na formação do lugar. Mais tarde, outros moradores foram chegando e, dentre eles, o Sr. Domingos José Carneiro, que muito ajudou o crescimento do lugar, tendo desenvolvido o ramo comercial, além de se transformar no líder da família Carneiro, tradicional na política da região e, posteriormente, na do Estado.

Pelo decreto lei estadual nº 159, de 6 de dezembro de 1938, foi elevado à categoria de vila. Em 28 de julho de 1947, por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias do Estado, foi criado o município de Primeira Cruz, desmembrado de Humberto de Campos.

Gentílico: primeira-cruzense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Primeira Cruz, pelo decreto-lei estadual nº 159, de 0612-1938, subordinado ao município de Humberto de Campos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Primeira Cruz, permanece no município de Humberto de Campos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Primeira Cruz por ato das disposições transitórias deste Estado, promulgada a 28-07-1947, desmembrado de Humberto de Campos. Constituído do distrito sede. Sede no antigo distrito de Primeira Cruz. Não temos a data de instalação.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Santo Amaro e anexado ao município de Primeira Cruz.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Primeira Cruz e Santo Amaro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 6127de 10-11-1994, desmembra do município de Primeira Cruz o distrito de Santo Amaro do Maranhão. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE