Histórico

NAS TERRAS situadas na ribeira do rio Neves, em 1890, teve início o povoamento, levado a efeito por Faustino Trindade e por Sabino Bezerra. Cinco anos depois, chegou à localidade Sipriano Taveira que, auxiliado pela população, construiu a pequena igreja de São Raimundo Nonato.

Com a chegada de novos moradores, São Raimundo do Rio Neves se desenvolveu, tornando-se um dos principais centros comerciais do alto sertão maranhense. A população compunha-se de comerciantes, vendedores ambulantes, fazendeiros, lavradores e forasteiros dos mais variados lugares.

Quando foi elevado à categoria de Vila, recebeu o nome de São Raimundo das Mangabeiras , em razão do grande número de mangabeiras existentes na região.

Gentílico: mangabeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Raimundo das Mangabeiras, em 1925, subordinado ao muinípio de Loreto.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Raimundo das Mangabeiras permanece no muinicípio Loreto.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Raimundo das Mangabeiras, pela lei estadual nº 272, de 31-12-1948, desmembrado de Loreto. Sede no atual distrito de São Raimundo das Mangabeiras ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-02-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE