Histórico

:

Criado pela Lei nº 6.180 de 10 de novembro de 1994 o município de Tufilândia tem a sua sede atual no antigo Povoado Tufilândia pertencente ao Município de Pindaré-Mirim, a cuja comarca ficou subordinado após a emancipação.

Limita-se ao Norte com o município de Bom Jardim; a Leste com o município de Pindaré-Mirim; ao Sul com o município de Santa Inês; e a Oeste com os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré.

Localizado às margens do Rio Pindaré, o povoado que deu origem à sede do atual município de Tufilândia a princípio era conhecido como São José do Tufi, em razão do nome do primeiro grande proprietário na localidade, Tufi Malufe.

Os trabalhadores vinham de outras localidades para trabalhar nas terras que eram ricas em madeira e na produção de arroz, feijão e coco babaçu. Tudo isso era transportado através de embarcações que circulavam pelo Rio Pindaré.

A cidade já gozou de certa representatividade econômica na região, mas devido aos grandes desmatamentos das florestas por parte dos trabalhadores, o solo foi ficando infértil. Muitos foram embora e outros ficaram para dar continuidade.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tufilândia, pela Lei Estadual nº 6180, 10-11-1994.

Desmembrado do município de Pindaré-Mirim.

Sede no atual distrito de Tufilândia (ex-localidade).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

 

 

Fonte:IBGE