Histórico

Por volta de 1891 duas famílias provenientes do município de Santa Helena- MA, fixaram residência às margens esquerdas do rio Turiaçú. Sendo uma delas devota e possuidora de uma imagem de São Benedito resolveu homenagea-lo com uma festa. Como parte dos preparativos da referida festa, cortaram um pequizeiro e do tronco fizeram um pilão, posteriormente usado, ao mesmo tempo por quatro pessoas para pilagem de arroz.

Devido ao tamanho, o pilão jamais pode ser removido do lugar de origem, passando a ser ponto de referência do lugarejo.

Com a construção da rodovia MA-106, outras famílias passaram a residir nas proximidades, dando origem ao povoado de Pilão, anteriormente pertence ao município de Turiaçú, hoje sede do município de Turilândia.

Desmembrado dos município de Santa Luzia do Paruá e Turiaçú, Turilândia foi elevada à categoria de município em 10 de novembro de 1994, através da lei estadual de nº 6183, sancionada pelo então governador do Estado José Ribamar Fiquene.

Gentílico: turilandense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Turilândia, pela lei estadual nº 6183, de 10-11-1994, desmembrado de Turiaçu e Santa Luzia Paruá. Sede no atual distrito de Turilândia ex-povoado de Pilões do município de Turiaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE