A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza, dias 26 e 27 de julho, em Codó, o Seminário do Programa Estadual para o Fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Maranhão. O objetivo é fortalecer a gestão municipal de resíduos, além de capacitar gestores e técnicos da área.

A ação está sendo realizada em quatro etapas, em cada regional (Imperatriz, Pinheiro, Codó e São Luís) e cada etapa é constituída por duas fases, sendo estas, a capacitação e lançamento das metas; e a execução das metas por parte dos municípios, vinculado ao monitoramento e assessoramento contínuo por parte da SEMA.

Os seminários abrangerão os 217 municípios do Estado. Sendo que essa primeira etapa envolveu os municípios da região de Imperatriz. Em Codó abrangerá os seguintes: Chapadinha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Bernardo, Tutóia, Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Codó, Timbiras, Coroatá, Aldeias Altas, Caxias, Timon, Parnarama, Coelho Neto, Duque Bacelar, Itapecuru Mirim, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande, Afonso Cunha, Matões, São João do Sóter, Graça Aranha, Barão do Grajaú, Sucupira do Norte, Satubinha, Bacabal, Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho D’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luís Gonzaga, Vitorino Freire, Pedreiras, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Trizidela do Vale, Paraibano e Buriti Bravo.

Em agosto (dias 03 e 04) será a vez das cidades no entorno de Pinheiro. No mesmo mês será a vez de São Luís.

Na oportunidade, haverá a assinatura do Termo de Habilitação de alguns municípios como Coroatá, Itapecuru Mirim, Bacabal, Vitorino Freire e Pedreiras. Agora eles estão aptos a licenciar, monitorar e fiscalizar.

Confira a programação na imagem abaixo: