Notícia de Guimarães

258 Visualizações

Publicada em 16/06/2018 10:42:38

Guimarães se articula para receber a certificação do Selo Unicef


Foi realizada ontem (15) pela tarde, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, na rua de Santa Rita, reunião preparatória inter setorial em busca do Selo Unicef 2017-2010 para o município de Guimarães. O primeiro passo foi dado em 2017 com a assinatura do termo de adesão ao Selo pela Gestão Municipal.

O prefeito em exercício Osvaldo Gomes foi um dos coordenadores dos trabalhos, que será articulado pela secretária de Assistência Social Fernanda Cardoso com a participação das demais secretarias municipais, órgãos públicos municipais e estaduais, entidades da sociedade civil, religiosas e da iniciativa privada, sendo, portanto, um trabalho intersetorial.

Na reunião, foram conversadas e diagnosticadas algumas situações críticas vividas por nossas crianças e adolescentes e discutidas soluções e busca de melhoria das políticas públicas para a infância e juventude. 

Ficou definido que uma das primeiras atividades será a mobilização das crianças e adolescentes para formação dos núcleos de Cidadania do Selo Unicef 2017-2020. O mobilizador de crianças e adolescentes será o secretário de Esportes e Lazer José Henrique, a secretária Fernanda Cardoso será a articuladora do Selo.

 

O que é o Selo UNICEF

Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participante em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

 

258 Visualizações

Publicada em 16/06/2018 10:42:38

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados