Notícia da Famem

89 Visualizações

Publicada em 08/08/2018 11:21:46

Ministério do Meio Ambiente oferece cursos a distância


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está com inscrições abertas até o dia 15 para nove cursos de Educação a Distância (EAD) dirigidos ao público e um exclusivo para as instituições que integram o Projeto Salas Verdes.

Dentre os temas tratados, estão Água, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos, Produção e Consumo Sustentáveis. Os cursos são autoinstrucionais (sem tutoria).

Uma das novidades é o curso "Cálculo da Compensação Ambiental para empreendimentos de significativo impacto ambiental", inédito para o público. Até então, só havia sido aplicado à turma exclusiva do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas dentro do ambiente virtual de aprendizagem do MMA. O interessado que ainda não possui login, deve fazer um autocadastro, preenchendo no próprio ambiente algumas informações.

Feito o login, os interessados poderão se inscrever em qualquer curso, ou em vários. É importante ficar atento ao prazo, pois a efetivação da inscrição está condicionada ao número de vagas.

Todo o conteúdo produzido é livre, para uso público e pode ser disponibilizado para que instituições parceiras os ofertem em suas próprias plataformas Moodle.

SALAS VERDES

As Salas Verdes também terão uma turma exclusiva neste mês. A do curso "Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores". Nesse caso, a equipe do MMA entra em contato direto com os coordenadores de cada espaço para instruções acerca das inscrições.

Com as políticas de redução da produção e distribuição de publicações em meio físico, o Projeto Salas Verdes vem apostando no uso de ferramentas de educação a distância, que possibilitam agregar e fortalecer a rede por meio da realização dos cursos online.

Todo mês as Salas Verdes poderão mobilizar seus públicos para fazer um dos cursos online da plataforma do MMA, formando uma grande turma, exclusivamente com os integrantes do Projeto. Até o final do ano, serão abertas seis turmas exclusivas.

CUSTOMIZAÇÃO

Alguns cursos foram pensados e disponibilizados para públicos específicos e outros para serem ofertados de maneira livre. Além disso, diferentes estratégias vêm sendo utilizadas para a implementação dos treinamentos.

Há cursos aplicados de maneira semipresencial, com apoio de instituições parceiras, e outros integralmente a distância. Há também cursos com tutoria contratada ou voluntária e outros autoinstrucionais.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

89 Visualizações

Publicada em 08/08/2018 11:21:46

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados