Notícia da Famem

111 Visualizações

Publicada em 06/09/2018 10:43:49

DAB disponibiliza relatórios públicos para consulta no e-Gestor


e-Gestor AB é uma plataforma que dá acesso a vários sistemas da Atenção Básica. Além de facilitar a alimentação de dados pelos gestores e profissionais da saúde, traz informações que podem auxiliar na organização dos serviços. É possível consultar diversos relatórios públicos, como suspensão de recursos, pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-AB) e histórico de cobertura.

No relatório Pagamento AB, por exemplo, o gestor tem discriminado os valores destinados a cada programa da Atenção Básica. Desde fevereiro deste ano, com a modificação da Portaria de Consolidação nº 6/2017 pela Portaria nº 3.992/2017, os repasses federais começaram a serem repassados por meio de dois blocos, sendo um de custeio e outro de investimento, e tendo sido extinto o então bloco da Atenção Básica. Com o relatório Pagamento AB, é possível acompanhar os repasses transferidos para cada tipo de equipe e serviço desse âmbito de atenção, viabilizando o acompanhamento mensal dos recursos.

Outro relatório que está público é o de Suspensão de Recursos. Para consultar basta selecionar o estado, o município e clicar em download. Os dados estão organizados em uma planilha de Excel e está fácil de compreender.  Neste vídeo tem o passo a passo para pesquisar sobre a suspensão das equipes AB e pagamento do PMAQ.

Está disponível também relatórios dos Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), de Suplementação de Vitamina A, Micronutrientes, do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), Histórico de Pagamento, Nota Técnica e Devolução de Recursos.

Para mais informações, acesse o e-Gestor AB.

Fonte: Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

 

 

111 Visualizações

Publicada em 06/09/2018 10:43:49

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados