Notícia de Coelho Neto

271 Visualizações

Publicada em 13/09/2018 20:25:05

Prefeitura de Coelho Neto realiza abertura das oficinas de música


A Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, deu início às oficinas gratuitas de música. A abertura do projeto aconteceu no Teatro Municipal, nesta quarta-feira, 12/09, às 18h30. Ao todo, são cinco (05) oficinas cujo cadastro aconteceu no período de 15 a 30 de agosto. 

Disponibilizadas para estudantes de todas as redes de ensino e interessados, as oficinas de música é mais um grande projeto cultural, disponibilizado pelo prefeito Américo de Sousa, voltado para a comunidade, passo importante da gestão que visa descobrir, incentivar e formar novos talentos, preservando assim a riqueza cultural do município.

O corpo docente de instrutores é formado por profissionais de excelência, pratas da casa, e ministrarão as aulas semanalmente, no período da manhã e tarde, no prédio da Secretaria de Cultura. 

Com início segunda-feira, as oficinas ficaram assim definidas:

Oficina de Violão: 180 alunos 
Instrutores: Selso Fernandes e Hudson Barbosa

Oficina de Teclado: 132 alunos
Instrutores: Márcio Pereira, Fernando Barros e Chiquinho

Oficina de Flauta Doce: 70 alunos
Instrutores: Rafael e Miquéias

Oficina de Cavaco: 30 alunos
Instrutor: Walber Ronan

Coral de Jovens e Adultos: 40 alunos
Coral Infantil: 40 alunos
Instrutor: Ednildo Martins

Oficinas em andamento 
Banda Municipal: 20 integrantes
Projeto Brigadista: 70 integrantes

Um total de 582 integrantes que estão caminhando rumo a um futuro promissor, uma vez que a música é uma aliada na formação pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos.

Compuseram a tribuna de honra, o Secretário Adjunto de Cultura, Toinho da Cultura, a Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, o Prefeito Américo de Sousa, vereador Júnior Santos e o presidente da Câmara Municipal, Osmar Aguiar. 

O Projeto conta com todo o apoio da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenado por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. 

O Secretário Toinho da Cultura agradeceu a presença do Prefeito Américo de Sousa e de todos os presentes e fez um breve relato de seu percurso pela cultura, desejando boas-vindas aos alunos e professores instrutores: “Ainda não havia percebido, nas vezes em que me propus a lançar algo na área da cultura, direcionado para crianças, jovens e adultos, um diferencial: a caminhada firme e segura em que a perspectiva do amanhã é bem diferente de outros momentos. Vejo, hoje, esse trabalho com um novo olhar, uma nova visão, como algo que se planta agora para colher em um futuro cada vez melhor. Minha missão é contribuir e fazer algo de bom para minha comunidade. Agradeço ao prefeito municipal, Américo de Sousa, pelo apoio e, da mesma forma, agradeço Williane Caldas e toda sua equipe pela sólida parceria. A visão do nosso prefeito é a de fazer um trabalho novo, pois essa administração tem uma visão para o hoje e para o amanhã, com um olhar renovado para a cultura a fim de que ela cresça e se consolide. Nossas oficinas começam segunda-feira, 17/09. Nossa “casa” está pronta, arrumada do jeito que vocês merecem. Aguardo todos os alunos inscritos. Estamos cuidando da Cultura como um todo. Ainda esse ano teremos o festival de vozes; os artistas plásticos terão mais uma exposição e um novo caminho para o artesanato está sendo traçado. É assim que o governo está trabalhando, é assim que nossa equipe estará trabalhando”.

A Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, enfatizou sobre o profissionalismo do secretário adjunto de cultura, ao tempo em que agradeceu todas as pessoas que estão empenhadas neste projeto: “Nesta noite, estamos felizes por contribuir com a Cultura do nosso Município. Falar de Cultura é também pensar em Toinho da Cultura, é um profissional que vem somar conosco. Agradeço o olhar carinhoso do prefeito Américo de Sousa para a concretização dessas oficinas, que com a determinação e empenho realiza hoje a abertura das oficinas de música. Enquanto Secretária de Educação e Cultura acredito que esse é um passo inicial para que a criança comece a desenvolver suas potencialidades tanto em sala de aula quanto em outros lugares. Este palco, daqui a alguns dias, será, de fato, usado por vocês. Eu, Toinho e o Prefeito Américo estamos aqui de passagem. Brevemente, serão vocês os herdeiros desse município, e nós nos sentimos felizes em participar deste momento e do processo de formação intelectual, pessoal e profissional de cada aluno inscrito. De todos que vão participar, desde a criança, o adolescente e o adulto, desejo êxito, foco e determinação naquilo que irão fazer. Estou feliz e grata pela Banda Municipal que brilhou no desfile do dia 7 de setembro e pelo Projeto Brigadista que está sempre de prontidão quando é solicitado e aqui agradeço a todos os integrantes na pessoa do regente Alex Bastos. Agradeço também ao público em geral, professores, gestores, coordenadores, alunos, que estão aqui conosco. Essa parceria é fundamental. A Educação, como eu sempre friso, não é um papel só do prefeito, não é um papel só da cultura ou só da educação, mas é um papel da sociedade como um todo. Hoje, estamos fazendo nossa parte e acredito que cada um fazendo a sua, com certeza teremos êxito em tudo que fizermos. Desejo muito sucesso a cada aluno, a cada professor aqui apresentado, que tudo isso comece com muita garra, mas que termine, acima de tudo, com muito sucesso. Só estamos no começo. Já, já, estaremos com este palco cheio de artistas da nossa terra e, quem sabe, até mandando para o mundo. Parabéns! Sejam todos bem-vindos!”.

O Prefeito Américo de Sousa destacou o empenho da Secretária Williane Caldas e do Secretário Toinho da Cultura, agradeceu a participação de todos e desejou boas-vindas aos alunos inscritos nas oficinas: “Ao todo, são mais de quinhentos alunos inscritos neste projeto. O Toinho foi convidado para fazer parte do setor cultural do município. Ele trouxe ideias, e nós as acatamos, porque queremos fazer uma gestão em que as pessoas possam ser ouvidas, que tenham plena participação e inclusão. E por falar em inclusão social, em participação e não falar nas crianças, na juventude e nos adolescentes, não estamos sendo participativos. Por isso, temos um olhar especial para a Educação e a Cultura. Aos poucos, estamos colhendo os resultados das ações municipais. Aproveitem essas oficinas da melhor possível. O Toinho tem toda uma dedicação para oferecer através dessas oficinas e elas serão só começo. Observem que todo talento nasce de iniciativa como essa que está acontecendo aqui. Então aproveitem, se dediquem, porque isso também vai reforçar, inclusive, no processo de formação cultural de cada um. Estamos à disposição de todos, aceito reclamações, ideias, sugestões, pois fomos eleito para servir à comunidade". 

Estiveram presentes o prefeito Américo de Sousa, o Secretário Adjunto de Cultura, Toinho da Cultura, Secretária de Educação, Williane Caldas, instrutores das oficinas de música, alunos inscritos, secretários e assessores municipais, vereadores Osmar Aguiar e Júnior Santos e comunidade em geral.

 

271 Visualizações

Publicada em 13/09/2018 20:25:05

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados