Notícia da Famem

1138 Visualizações

Publicada em 16/10/2018 01:06:40

Adimplência de 92% mostra confiança da municipalidade na gestão Cleomar Tema


A gestão do prefeito Cleomar Tema, da cidade de Tuntum, à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão é a que possui, em três décadas de existência da entidade, o maior percentual de municípios filiados e, consequentemente, de adimplência em favor da municipalidade. 

Quando assumiu o comando da Federação, em janeiro de 2017, Tema deparou-se com um quadro nada animador. 

Dos 217 municípios maranhenses, apenas 124 estavam filiados à FAMEM – um quantitativo considerado muito baixo.

Tal situação, à época, podia ser explicada devido a uma série de fatores, dentre os quais a crise financeira que, até hoje, prejudica as administrações municipais. 

Executando uma gestão transparente e organizada, Tema conseguiu mudar o cenário. 

Hoje, a FAMEM possui 198 municípios filiados, o que corresponde a um acréscimo de 60%, em relação ao início de 2017, e que se configura em um total de 92% dos municípios do estado. 

Foram muitos os avanços obtidos por Cleomar Tema nestes quase dois anos e que o credenciam a continuar gerindo a entidade no biênio 2019/20. 

Graças a uma articulação da FAMEM, pela primeira vez na história parlamentares destinaram diretamente ao setor da Saúde dos municípios emendas de bancada.

A Federação ganhou uma nova sede, bem estruturada e equipada para receber bem prefeitos e prefeitas de todas as regiões.

Foi ampliado o oferecimento de cursos de capacitação gratuitos destinados aos técnicos municipais.

Tema mobilizou deputados e senadores, que votaram a favor do aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro.

117 municípios maranhenses estão em processo de habilitação na gestão plena do sistema de saúde.

A implantação do Custo Aluno Qualidade inicial foi outra importante bandeira levantada pela gestão de Tema, bem como o parcelamento da devolução dos recursos retirados das prefeituras por força do ajuste do Fundeb, em 2017.

Este alto percentual de adimplência, apesar da crise financeira que se abate sobre os municípios, reflete a credibilidade da atual diretoria da FAMEM e o respeito que os prefeitos têm pelo dirigente maior da entidade que os representa.

 

1138 Visualizações

Publicada em 16/10/2018 01:06:40

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados