Notícia de Guimarães

232 Visualizações

Publicada em 08/02/2019 11:24:01

Representante de Guimarães é eleito presidente da Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás


Na última terça-feira (5) ocorreu em Mirinzal uma reunião com secretários, coordenadores, agentes de desenvolvimento, empresários e demais representantes de municípios do Litoral Ocidental, Unidade do Sebrae em Pinheiro, assessor de articulação política do governo do Estado e instituições ligadas à atividade turística. O objetivo do encontro foi o de instaurar a comissão provisória da Instância de Governança Regional do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás.

Guimarães foi representada na reunião pelo Turismólogo e coordenador de Turismo do município de Guimarães Marcos Dominici, e pelos Agentes de Desenvolvimento Local – ADLs Valdecira e Leandro, da Sala do Empreendedor. Representantes dos municípios de Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Mirinzal e Porto Rico do Maranhão também se fizeram presentes.

Como principal deliberação do encontro, ficou criada a comissão provisória da Instância de Governança Regional do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás, sendo aclamado presidente o representante de Guimarães,  Marcos Dominici, e como vice-presidente Gilberto Fonseca, secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Cururupu.

A Instância de Governança é uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios integrarem a partir deste ano de 2019, o Mapa do Turismo Brasileiro. Outras exigências são a existência de Conselhos Municipais de Turismo ativos e, pelo menos um, prestador de serviço inscrito no serviço de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços no Turismo (Cadastur). A ideia é estimular a participação da sociedade na definição, implantação e acompanhamento das políticas públicas do turismo, por meio do Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, que seguem o princípio da gestão descentralizada.

As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

A próxima etapa é de sensibilização e mobilização dos interlocutores estaduais e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

 

232 Visualizações

Publicada em 08/02/2019 11:24:01

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados