Notícia de São João do Carú

379 Visualizações

Publicada em 11/02/2019 12:23:55

Prefeitura Municipal de São João do Caru por meio da SEMUS realizou o Mutirão do Glaucoma


A Prefeitura Municipal de São João do Caru por meio da SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste domingo 03 de fevereiro na parte da manhã, o Mutirão do Glaucoma.

Durante a ação, foram realizados quase 250 atendimento entre consultas, Exames e Tratamentos relacionados à detecção do glaucoma além da distribuição de colírios para os pacientes.

“A todos os pacientes que foram solicitadas cirurgias durante a ação, garantiremos o benefício do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para continuidade de cada tratamento e estaremos prestando auxílio a cada paciente para continuidade do tratamento. Temos um compromisso de melhorar a cada dia, estamos estabelecendo metas para que a saúde pública do nosso município avance e bons frutos já estamos colhendo” Destacou Xixico Vieira – Prefeito Municipal.

O que é o Tratamento Fora de Domicílio?

O TFD é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde podem receber que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes residentes em um determinado Estado a serviços assistenciais localizados em Municípios do mesmo Estado ou de Estados diferentes, quando esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no local de residência (Município/Estado) do paciente e desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução de seu problema ou haja condições de cura total ou parcial.

Glaucoma

Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.

Sintomas

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Diagnóstico

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Tratamento

Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde – Saúde e Cidadania

Prefeitura Municipal de São João do Caru – Recomeçar Para Construir

 

 

 

379 Visualizações

Publicada em 11/02/2019 12:23:55

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados