Notícia da Famem

312 Visualizações

Publicada em 09/04/2019 18:09:40

Prefeitos do MA discutem com ministro atendimento aos municípios atingidos pelas enchentes


Prefeitos do Maranhão que estão participando da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se reúnem nesta terça-feira (9) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar sobre as enchentes que atingem pelo menos 17 municípios no Maranhão.

O encontro dos gestores com o ministro foi um pleito encaminhado pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, articulado pela bancada federal. 

Na oportunidade estarão presentes o senador Weverton Rocha, o vice-governador, Carlos Brandão, e deputado federal Juscelino, coordenador da bancada maranhense.

A audiência com objetivo de discutir medidas e atendimento às famílias desalojadas pelas chuvas foi solicitada pelo presidente da Famem, Erlanio Xavier, que desde o início das enchentes vem monitorando a situação dos municípios afetados. 

A Famem tem orientado os gestores sobre procedimentos legais para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, seguindo recomendação jurídica publicada pela entidade.

Para o senador Weverton Rocha, a marcha é um encontro fundamental para fortalecer a gestão. “São os prefeitos que sabem exatamente as reais necessidades da população Na Marcha eles têm oportunidade de discutir questões que influenciam diretamente suas cidades. É uma oportunidade de apresentar as reivindicações que precisam do apoio do Congresso Nacional e de dialogar com o governo federal”, afirmou. 

De acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiro Militares, a partir de levantamento realizado pelo monitoramento de desastres, 17 municípios maranhenses já decretaram situação de emergência.  A maioria ainda aguarda reconhecimento federal. Três dos municípios afetados conseguiram registro no Sistema Integrado de Informações de Desastre.

O número de famílias desalojadas e desabrigas sobe a cada dia com a intensificação das chuvas.
Mais de 150 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no Maranhão.  Mais de 33 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no Estado. O município de Santa Helena lidera o ranking do desastre causado pela natureza.

312 Visualizações

Publicada em 09/04/2019 18:09:40

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados