Notícia de Rosário

37 Visualizações

Publicada em 15/04/2019 17:33:20

Prefeitura de Rosário participa da campanha de vacinação contra gripe


A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe no dia 10 de abril, e se estende até 31 de maio. A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe: o H1N1, o H3N2 e a influenza B.

A campanha tem como como grupo alvo idosos a partir de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres em pós-parto e trabalhadores de saúde. A partir do dia 4 de maio a campanha abre para os demais grupos prioritários que incluem os portadores de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Estamos disponibilizando a vacina em toda a nossa rede de saúde, a fim de que a imunização chegue com mais comodidade a todos os rosarienses. A vacina contra a gripe é a forma mais segura de reduzir as complicações que podem acarretar casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

Para a imunização, é necessário levar o cartão do SUS, documento de identificação e carteirinha de vacinação, para colocar em dia as vacinas atrasadas. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estes grupos também são mais suscetíveis ao agravamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. Além de causar sintomas clássicos como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, a gripe pode trazer complicações como pneumonia e infarto”, destacou.

O Dia D da campanha será no sábado, dia 4 de maio, quando os postos de saúde estarão abertos para o mutirão de imunização, das 8h às 17h. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

 

37 Visualizações

Publicada em 15/04/2019 17:33:20

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados