Notícia de São João do Carú

482 Visualizações

Publicada em 13/05/2019 15:11:45

Prefeito e Comitiva recebem do Governo do Estado, motores e material de pesca para incremento da atividade pesqueira


O prefeito de São João do Caru, Xixico Vieira e comitiva composta por vereadores, secretários e representantes do sindicato dos pescadores do município, participaram nesta sexta-feira(10), em São Luís, da solenidade promovida pela Governo do Estado para entrega de 740 motores, além de materiais de pesca, para trabalhadores de 40 municípios.

Diversos municípios foram beneficiados entre eles, São João do Caru, onde na oportunidade o Governador Flávio Dino entregou para comitiva caruense os equipamentos que beneficiarão centenas de pescadores.

É uma oportunidade para os pescadores. Evita que o pescador fique só na prática do remo. Com toda certeza irá melhorar a qualidade de trabalho dos pescadores caruenses.” disse o prefeito Xixico Vieira.

Importante benefício para os pescadores do nosso município, o governo do estado está de parabéns pela preocupação em melhorar à atividade de pesca no Maranhão. O prefeito Xixico Vieira também merece os parabéns por estar correndo atrás e se empenhando para que os benefícios cheguem em São João do Caru.” Ressaltou o vereador Nael.

Saiba mais sobre o evento

A Cerimônia aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque que e a entrega foi feita por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). Participaram secretários de Estado, prefeitos e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.

Nova rotina

Os equipamentos foram entregues a colônias, associações e sindicados pesqueiros. É uma iniciativa do projeto TrabPesca, que apoia essas entidades e busca levar equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

Segundo o secretário Jowberth Alves, da Setres, a medida vai incentivar a cadeia produtiva e pesqueira do estado. “O TrabPesca é um projeto que vai melhorar as condições de trabalho e facilitar bastante a vida dos nossos pescadores artesanais. É um trabalho para gerar trabalho e renda na cadeia da pesca no Maranhão”.

Pesca artesanal

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e de renda para milhares de famílias de baixa renda.

A pesca artesanal é uma atividade caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Sustentabilidade e autogestão

O projeto TrabPesca é desenvolvido no âmbito do programa Desenvolvimento da Economia Solidária, através do fortalecimento dos grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, associativismo, autogestão e sustentabilidade.

Qualificação para o Trabalho

Além dos motores para incremento da pesca artesanal, também foram entregues certificados a alunos que concluíram cursos nas áreas de Mecânica e manutenção de motos, Confecção de redes em brim com varandas, Pintura em tecido, Doces e salgados e Panificação e confeitaria.
Ao todo, mais de 70 alunos concluíram os cursos, realizados a partir de parcerias com instituições públicas e organizações sociais em São Luís.

Os cursos foram realizados no âmbito do Programa Mais Qualificação para o Trabalho, que oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária de 80 a 200 horas, atendendo demandas do mercado de trabalho local e da população economicamente ativa com maior vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e a inserção no mundo do trabalho.

Prefeitura Municipal de São João do Caru - Recomeçar Para Construir

 

482 Visualizações

Publicada em 13/05/2019 15:11:45

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados