Notícia de Matões

216 Visualizações

Publicada em 16/05/2019 15:18:22

Secretaria de Agricultura realiza Curso de Transformação da Mandioca


A Prefeitura Municipal de Matões, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, realizou na comunidade Tanque do Melquídes o Curso de Transformação da Mandioca.

O curso teve uma duração de três dias e foi destinados aos agricultores que fazem parte da agricultura familiar no município.

Durante o curso, foi feito o acompanhamento de todos os processos, desde a colheita da mandioca nos campos agrícolas, a descasca da mandioca, lavagem e até chegar ao produto final, ou seja, a produção de uma farinha com muita qualidade e com classificações específicas.

No final do curso, também teve orientações para produção de outros produtos derivados da mandioca, e também foi feito uma avaliação com todos os participantes, que tiveram a oportunidade de destacarem o que realmente aprenderam com o curso.

Por entenderem do grande retorno que um curso desse tem ao agricultores do município, diversas autoridades fizeram questão de estarem presentes na conclusão do curso, dentre eles destacamos o Secretário de Saúde, Daniel Marques, técnicos da AGERP, o vereador Inácio Carvalho e a Secretária de Agricultura, Rejane Alves.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Rejane Alves, deixou uma dica à todas as associações que se interessarem em fazer algum tipo de capacitação e se qualificarem profissionalmente, que é só procurarem a Secretaria de Agricultura e apresenta a necessidade da realização dos cursos que necessitam para cada comunidade, apresentarem também a demanda, que a secretaria irá colocar em seu planejamento a realização do curso que for conveniente à comunidade. “Temos parceira com SENAR, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que em sua grade de cursos tem o objetivo de fomentar mais ainda a vida do homem do campo, a gente sabe que o agricultor nosso aqui da zona rural de Matões tem na mandioca uma cultura, é uma das mais importantes para eles, e nós da secretaria achamos que junta a mão de obra deles a uma técnica moderna, ele poderiam melhorar mais ainda a sua produção e oferecer um produto com mais qualidade, esse foi o objetivo do curso”, disse a secretária.

O curso da Mandioca, foi ministrado pelo instrutor do SENAR, o senhor Smith,  que falou que ficou muito satisfeito com o trabalho, e falou que o conhecimento que eles tiveram neste curso, irá aliviar a dor financeira que muitos têm, finalizou sua fala desejando sucesso a todos, que cada família cresçam evoluam e tenham mais conhecimento, que preservem as raízes em suas comunidades.

Texto: Aristeu Carvalho

 

216 Visualizações

Publicada em 16/05/2019 15:18:22

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados