Notícia da Famem

189 Visualizações

Publicada em 22/05/2019 16:04:53

Famem vai qualificar pessoal para Defesa Civil nos munícipios em parceria com Corpo de Bombeiros


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vão promover a qualificação de quadros para estruturar coordenadorias municipais do órgão.

O assunto foi tema da reunião do presidente da Famem, Erlanio Xavier, com o comandante geral do CBMA, Coronel Célio Araújo e o coronel Izac Muniz Matos, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil. Também participou do encontro o prefeito de Formosa da Serra Negra, Janis Clei, que pleiteia a homologação em âmbito estadual de situação de emergência do município atingido pelas enchentes.

O presidente Erlanio combinou que por meio de seminários regionalizados a Famem vai colaborar para que os municípios possam contar com pessoal qualificado para instalação e funcionamento efetivo das coordenadorias municipais de Defesa Civil.

“É no período de normalidade que a Defesa Civil deve se programar para enfrentar as situações de desastres. Em muitos municípios do Maranhão, passado o período de chuvas a Defesa Civil deixa de existir”, ressaltou o coordenador, Coronel Izac Muniz Matos.

O Maranhão é o Estado que menos recebe recursos para assistência das cidades que sofrem com desastres no país. Em dez anos, o número de coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil foi reduzida de 139 para 30 entre os 217 municípios. Proporcionalmente é um dos menores entre as 27 unidades da federação.

No encontro, Erlanio Xavier e o prefeito de Formosa da Serra Negra colocaram os percalços que os municípios encontram para obter a homologação do decreto de estado de emergência. São embaraços de ordem burocrática e técnica que impedem que os municípios sejam contemplados com recursos destinados a assistir os municípios afetados por desastres.

Os cursos de qualificação devem acontecer em programações regionalizadas. A Famem se encarregará de mobilização dos prefeitos que indicarão os servidores de carreira para participar dos treinamentos, enquanto profissionais vinculados à Defesa Civil estadual ministrarão os conteúdos.

“O Maranhão é atingido por dois desastres endêmicos: as chuvas no primeiro semestre e a estiagem no segundo semestre. Os gestores precisam ficar atentos que existem verbas para atendimento e recuperação de desastres de qualquer natureza”, observou o comandante geral do CBMA.

Formosa da Serra Negra

Pela segunda vez em sua gestão, o prefeito de Formosa da Serra Negra, Janis Clei, teve que solicitar a inclusão do município na lista daqueles em estado de emergência causado pelas enchentes. Com diversas estradas interceptadas, gerando efeitos negativos para a economia baseada no comércio de gado, deficiência no atendimento à saúde e alteração no calendário escolar, o prefeito calcula prejuízos e recursos extras para reparar danos.

“Nossa economia foi praticamente paralisada. Para não suspender o período letivo conseguimos fazer acessos alternativos para o transporte escolar, que também funcionou para a mobilidade das equipes do programa Saúde Estratégica da Família”, explica Janis Clei. Décimo terceiro município em extensão do Maranhão, Formosa da Serra Negra é cortada por dois rios: Grajaú e Mearim, com nascente no território. O rebanho no município conta com cerca de 140 mil cabeças de gado.

 

 

189 Visualizações

Publicada em 22/05/2019 16:04:53

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados