Notícia de Cururupu

159 Visualizações

Publicada em 14/02/2020 18:21:28

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (15) em Cururupu


A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste sábado, (15/02), acontece o Dia D de mobilização nacional da vacinação contra o sarampo.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na sede do município estarão abertas das 8h às 17h. Lembrando que o público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos. As pessoas entre 5 e 19 anos devem ter duas doses da tríplice viral para estar devidamente protegidas. Durante a campanha, é possível iniciar ou finalizar o esquema com a dose que falta. Quem já tomou as duas doses não precisa mais se preocupar.

Um dos principais objetivos com a campanha deste sábado é intensificar a cobertura vacinal em Cururupu. “É a oportunidade das pessoas que não tomaram nenhuma dose ou que receberam apenas uma das duas doses necessárias se protegerem e ajudarem o município a se manter livre da doença. Para receber a dose basta apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem perdeu ou extraviou o Cartão é considerado não vacinado e, por isso, também deve ser imunizado". Ressaltou a coordenadora de imunização do município; Elaine Diniz.

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba.

A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”.

 

As Unidades Básicas de Saúde que atendem neste sábado são:

Unidade Básica de Saúde Flávio Silva, Centro da cidade.

Unidade Básica de Saúde Areia Branca, Rodovia Governador Antônio Dino.

Unidade Básica de Saúde Barreiro, Bairro de São Benedito.

Unidade Básica de Saúde Cururupu I e II, UBS Bairro de Fátima.

 

Esta fase da campanha vai até o dia 13 de março. Já a próxima etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com foco em adultos de 30 a 59 anos. No ano passado, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, num segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. Agora o MS priorizará a vacinação justamente nas crianças e jovens que não foram público-alvo da campanha do ano passado.

SARAMPO - O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar a morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Cururupu

asscom@cururupu.ma.gov.br

 

159 Visualizações

Publicada em 14/02/2020 18:21:28

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados