Notícia do Maranhão

144 Visualizações

Publicada em 20/01/2021 12:09:51

SES conclui a distribuição do primeiro lote de vacinas contra Covid-19


Foi concluída nesta quarta-feira, 20, a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Maranhão. As 18 Regionais da saúde do  estado receberão o carregamento. O governo do estado está utilizando três aviões, três helicópteros e 30 automóveis no transporte das vacinas para os municípios. Primeira Cruz recebeu as vacinas na manha desta terça-feira, quando se iniciou a distribuição. Os municípios são responsáveis pela aplicação dos imunizantes.

“Estamos iniciando uma longa caminhada na conquista por dias melhores. Todos os municípios irão receber o quantitativo de vacinas sob responsabilidade do governo do estado. Há uma grande ansiedade por parte da população que entendemos, mas neste momento devemos seguir todos os parâmetros estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização no que se refere aos grupos prioritários”, destacou o presidente da Famem, Erlanio Xavier.   

As vacinas estão sendo encaminhadas às cidades a partir das regionais de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde preparou o material para ser levado aos municípios, com garantia de escolta policial. Também está sendo utilizado helicóptero no transporte do material da Regional para as cidades.

Segundo explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Plano Estadual de Imunização acontece simultaneamente com os planos municipais que prevêem a execução. “Tivemos que acelerar a efetivação do plano, pois fomos surpreendidos com a entrega dos imunizantes na segunda-feira. Mas cada município tem a autonomia de prever como esse trabalho vai se desenrolar. Se terá equipes volantes ou não. O importante é seguir as diretrizes previstas nos planos nacional e estadual”, disse o secretário. 

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas sejam imunizadas da Covid-19 nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

Públicos

Os parâmetros da vacinação seguem o Plano Nacional de Imunização. Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

 

144 Visualizações

Publicada em 20/01/2021 12:09:51

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados