Notícia da Famem

199 Visualizações

Publicada em 13/05/2014 18:27:43

Gil Cutrim participa de reunião com presidentes de Federações de todo Brasil


O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), participou nesta segunda-feira (12), na capital federal, de reunião com outros dirigentes de entidades municipais de várias regiões do Brasil que estão coordenando caravanas de gestores inscritos para participar XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília.

[caption id=“attachment_5271” align=“aligncenter” width=“620”]Gil Cutrim representou os prefeitos e prefeitas do Maranhão no encontro. Gil Cutrim representou os prefeitos e prefeitas do Maranhão no encontro.[/caption]

A abertura oficial do evento acontece na manhã desta terça-feira (13), sendo que o mesmo tem prosseguimento até quinta-feira (15). O encontro dos presidentes de Federações nesta segunda (dia no qual foi iniciado o credenciamento e aberta a VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias) foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, local onde a programação da Marcha está sendo desenvolvida.

Durante a reunião, coordenada pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foram definidas diretrizes de organização no sentido de transformar os debates, plenárias e encontros com os chamados presidenciáveis, por exemplo, mais dinâmicos.

“Atendendo sugestão da nossa caravana, da qual sou o representante, definimos que as atividades serão coordenadas por dois representantes de cada região do Brasil. Essa é uma forma democrática de todos os gestores contribuírem com o bom andamento do evento”, disse Cutrim, que participou da reunião acompanhado dos prefeitos Zito Rolim (Codó) e Djalma Melo (Arari) – este último tesoureiro-geral da entidade municipalista maranhense.

A caravana do Maranhão coordenada pelo presidente Gil Cutrim apresentará aos representantes do Governo Federal e à bancada maranhense (deputados federais e senadores) uma pauta formada por uma série de reivindicações elencadas pelos próprios gestores municipais maranhenses. Integram a pauta as seguintes reivindicações: “Rediscussão do Pacto Federativo”, “Subfinanciamento dos Programas Federais (áreas da Saúde e Educação)”, “Lei Fundeb X Lei do Piso dos Professores”, “Encontro de Contas com a Previdência”, “Necessidade de Consulta aos Municípios antes da Aprovação de Leis e Emendas com Impacto Financeiro aos Entes, sem Definição de Novas Fontes de Custeio”, “Burocratização em Relação a Formalização de Convênios Federais”, “Prorrogação do Prazo para Implementação da Lei nº 12.305/10 – Lei dos Resíduos Sólidos”, dentre outras.

A reunião da caravana da FAMEM com deputados federais e senadores do Maranhão acontece na quarta-feira (14), a partir das 17, no Plenário 19 do Senado Federal. Neste mesmo dia, pela manhã, prefeitos e prefeitas de todo o Brasil terão encontro com os políticos que deverão concorrer ao cargo de Presidente da República. A reunião acontece no próprio Centro Internacional de Convenções do Brasil

Este ano, a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília tem como tema “A Crise nos Municípios e a Conjuntura Eleitoral”. A programação completa da Marcha está disponível no www.cnm.org.br ou através do link disponível no site da FAMEM (www.FAMEM.org.br).

199 Visualizações

Publicada em 13/05/2014 18:27:43

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados