Publicada em 18/07/2018 10:05:29
Ferramenta permite acessar as informações do Cadastro Único pelo celular
A FAMEM informa, que no aplicativo Meu CadÚnico, o cidadão encontra todos os seus dados, o comprovante de cadastramento e os dados sobre os Programas Sociais.
Já está disponível o aplicativo Meu CadÚnico, que facilita o acesso às informações da população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com a ferramenta, fica mais fácil saber se os dados estão atualizados para que benefícios como o Bolsa Família não sejam cancelados. A ferramenta é a versão mobile do site Consulta Cidadão.
O Meu CadÚnico permite verificar se a família está inscrita no Cadastro Único, a renda informada, disponibiliza o comprovante de cadastramento e informações sobre todos os Programas Sociais do Governo Federal. Pela ferramenta, também é possível ver o Número de Identificação Social (NIS) de todos os componentes da família.
Antes, para saber o NIS, o cidadão precisava ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou acessar o Consulta Cidadão. Com o aplicativo, o cidadão consegue fazer isso sem precisar se deslocar.
Outra facilidade do aplicativo é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O aplicativo oferece a opção de compartilhar via WhatsApp ou encaminhar o QRCode por e-mail. Fica mais fácil para enviar a certidão de uma forma digital a algum órgão que exija.
Quem não está inserido no Cadastro Único também pode acessar o aplicativo. Nesse caso, os cidadãos poderão encontrar informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.
O aplicativo Meu CadÚnico já está disponível para download nas lojas de aplicativos para Android e IOs.
FONTE: Ministério do Desenvolvimento Social.
Publicada em 18/07/2018 10:05:29
FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados