Notícia do Maranhão

494 Visualizações

Publicada em 20/01/2021 17:47:12

Municípios maranhenses recebem doses da vacina contra o Covid-19


O Governo do Estado do Maranhão iniciou a distribuição de centenas de doses de vacinas para o combate ao Covid-19 nos municípios maranhenses. Os kits foram adquiridos pelo Governo Federal e entregues pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Plano Estadual de Vacinação.

O Governador do Estado, Flávio Dino agradeceu os esforços dos milhares de profissionais que se dedicaram e cuidaram das pessoas durante a pandemia. "Viva o SUS. Celebramos a esperança. Pequenos raios de sol que permitem ter a certeza de que venceremos as trevas", comemorou em suas redes sociais.

A entrega está sendo realizada por meio de uma gigantesca operação logística com o apoio do Centro Tático Aéreo, que desde da manhã desta terça-feira, 19, tem levado as vacinas a todas as regiões do Maranhão.

A Prefeitura Municipal de São Luís, capital do Maranhão, recebeu 26.572 doses das vacinas, além de luvas, seringas e agulhas. A vacinação no município será realizada no Centro de Vacinação, localizado no MultiCenter Sebrae. Inicialmente, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, como urgência, emergência, UTIs e setores Covid-19 nos hospitais.

Os profissionais de saúde deverão dirigir-se ao centro com documentos de identificação e declaração de atuação fornecida pela direção da unidade de saúde. "Nesse primeiro momento teremos a capacidade de proteger mais de 13 mil pessoas", informou a prefeitura. 

O município de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, recebeu nesta terça-feira, 19, o kit de vacina para os servidores da saúde e grupos prioritários.

O prefeito Assis Ramos destacou a parceria dos Governos Federal e Estadual. "Veio a esperança e a certeza que estamos prestes a conviver sem este mal. Estamos extremamente felizes em estar iniciando a vacinação em Imperatriz", enfatizou.

Outra cidade que recebeu as doses foi Balsas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as primeiras pessoas vacinadas foram os profissionais Maria Pastora dos Santos Ortegal e Maria Josina Gomes da Silva. Nos próximos dias, o órgão seguirá com o Plano de Imunização.

O prefeito da cidade, Erik Silva, que também é médico, comemorou a chegada das doses. "É apenas o início de uma campanha que será grandiosa e não mediremos esforços", disse.

Os moradores de Santa Inês também poderão receber a vacinação nos próximos dias. A equipe da Prefeitura recebeu os kits com alegria. "Ela está entre nós. Vacina contra COVID chegou em Santa Inês. Momento de alegria e emoção", disse o prefeito da cidade, Felipe dos Pneus.

Aos poucos, os 217 municípios maranhenses estão recebendo as doses de vacina contra o coronavírus. A logística está sendo organizada e efetivada pelo Governo Estadual que, além do imunizante, tem levado para as cidades os insumos necessários para a vacinação, como seringas e agulhas.

 

494 Visualizações

Publicada em 20/01/2021 17:47:12

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados