Notícia de Apicum-Açu

1769 Visualizações

Publicada em 19/02/2021 22:09:24

Prefeitura Municipal de Apicum-Açu realiza jornada pedagógica


A Prefeitura Municipal de Apicum-Açu, aatravés da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Apicum-Açu (SEMECT), realizou na última quinta-feira (18), a primeira  jornada pedagógica de 2021 no Município. Em razão da pandemia da Covid-19, e respeitando as recomendações das autoridades sanitárias do Município, o evento aconteceu pela plataforma do YOUTUBE (https://youtu.be/mUtQxO8xpI0), com a presença do Prefeito Zequinha Ribeiro, a Secretária de Educação Elitane Mnedes e a Vereadora Girle Monteiro, e contou com a importante palestra da psicóloga Dr. Amanda Araújo.

 

Abertura inicial ficou por conta do Prefeito Zequinha Ribeiro, o qual na sua fala inicial desejou uma boa jornada pedagógica para todos os professores, exaltando o trabalho incansável da Secretária de Educação Elitane Mendes, juntamente com toda sua equipe. Além disso, mostrou preocupação pelo ano atípico da pandemia COVID-19 e que o município de Apicum-Açu obedecerá todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes para iniciarem as aulas na sua modalidade de ensino Híbrido (50% presencial e 50% à distância) direcionado para as turmas do 5° Ano e o 9° Ano do Ensino Fundamental. 

 

Fundamentando-se em uma pesquisa feita pela Secretaria de Educação com formulário online para todos os professores, dos quais 84% responderam que desejam o retorno das aulas, mas com toda responsabilidade de fazer a testagem nos profissionais da educação, distanciamento na sala de aula entre os alunos, seguindo todos os protocolos da saúde, dentre outras medidas. Por fim, o prefeito ressaltou que por ventura os casos de COVID-19 aumentarem, o governo estará pronto para recuar e tomar todas as providências necessárias, visando o melhor para todos.

 

Após o prefeito encerrar, passaram a palavra para vereadora Girle Monteiro, a qual se colocou a disposição dos educadores e também frisou o ano atípico, mas com espírito de otimismo, falou que neste momento todos os profissionais da educação teriam que se reinventar, garantindo o direito de todos os alunos receberem uma educação de qualidade, com toda segurança, respeitando todos os protocolos. 

 

Passando a palavra para Secretária de Educação Elitane Sousa Ferreira Mendes, iniciou afirmando que neste momento atípico, todos os profissionais da educação são de fato que irão fazer toda a diferença, principalmente os professores que estarão em contato na sala de aula com os alunos e também tranquilizando a todos, no que tange a volta às aulas, mostrando que o momento é de superação, logo, colocando-se a disposição de todos para quaisquer entrave no processo educativo. Desejando a todos uma excelente jornada pedagógica.

 

Começando a jornada pedagógica, com a palestra da Dra. Amanda Araújo colocando em discussão as competências socioemocionais, e a palavra do momento foi a resiliencia emocional, salientando autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração de todos que fazem partem desse contexto escolar, quer  saber mais, assista na íntegra ao vídeo que está disponível no site: https://youtu.be/mUtQxO8xpI0. Agradecendo a todos que fizeram parte diretamente e indiretamente para que esse primeiro dia de jornada pedagógica pudesse acontecer e também a todos os professores de todas as escolas que participaram do evento.

 

Nesta sexta-feira (19), quando aconteceu o segundo dia do evento, a abertura contou com um momento cultural, com os senhores Josias e Robson, os quais cantaram a música "Dias Melhores" (JOTA QUEST)", começando este dia com otimismo em tempos difíceis, buscando um reflexão profunda individualmente, pedindo entre os apicum-açuenses um pouco mais de empatia.

 

Logo após, iniciaram a jornada com o palestrante Profº Me Otávio Augusto Moraes, o tema "O uso das TIC’s em tempos de pandemia", falando da evolução da prática pedagógica no passar dos séculos XIX, XX e XXI, onde neste século todos os professores precisa se superar para utilizar as tecnologias, assim, mostrando algumas ferramentas como MENTIMETER, KAHOOT (plataformas de QUIZ), GOOGLE CLASSROOM (sala de aula virtual), GOOGLE FORMS (formulários online) e a ESCOLA GAMES (ferramentas de jogos online), quer  saber mais, assista na íntegra ao vídeo que está disponível no site: https://youtu.be/6409PDHDxt0 e https://youtu.be/N3snGE5T8fA. Finalizando a jornada com o pensamento que o conhecimento é um processo contínuo, com o sentimento que nesse momento é de superação, e, precisamos nos unir em prol de um objetivo maior, levar conhecimento para os alunos apicum-açuenses, garantido por lei uma educação de qualidade.

 

1769 Visualizações

Publicada em 19/02/2021 22:09:24

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados