Notícia do Maranhão

624 Visualizações

Publicada em 10/03/2021 10:11:46

Prefeitura de Tuntum implanta PIX para pagar fornecedores e receber tributos


Desde que assumiu o mandato, o prefeito Fernando Pessoa vem trabalhando constantemente para dar grande eficiência aos serviços prestados pela Prefeitura de Tuntum. Jovem e com a mente no futuro, Fernando Pessoa trata a questão tecnológica como um investimento e não como uma simples despesa.

E com esse pensamento, o prefeito vem investimento em tecnologias que não só agilizem os trabalhos, mas também reduza os custos da prefeitura a curto e médio prazo, além de gerar grande segurança aos atos praticados pela prefeitura.

O mais novo exemplo da mente visionário de Fernando Pessoa, é que em 25 de fevereiro de 2021, a Prefeitura Municipal de Tuntum, assinou um aditivo ao contrato que o município tem com o Banco do Brasil (BB) para implementar o PIX, meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, que passou a funcionar em sua plenitude no dia 16 de novembro de 2020.

Segundo o Gerente da Agência de Governo do BB da regional responsável por Tuntum, Paulo Roberto e  o gerente Paulo Ricado da Regional do BB de Imperatriz, após a conclusão das integrações do software financeiro e tributário do município com o software do Banco do Brasil, ocorrido nesta terça-feira, 09 de março de 2021, Tuntum é o primeiro município do Estado do Maranhão a utilizar essa ferramenta, ressalte-se ainda que o método de pagamento/recebimento está sendo implementado antes mesmo que a capital do estado, São Luís, e antes até que a Secretaria de Fazenda do Estado Maranhão.

O prefeito Fernando Pessoa ressalta que o PIX facilitará o pagamento de fornecedores e ao mesmo tempo beneficiará os contribuintes que quiserem pagar seus tributos de forma simples e eficiente.

O prefeito destaca ainda, as vantagens para o Setor Público e para o dia a dia das pessoas do pagamento pelo PIX.

“Para a Prefeitura, o sistema facilita a gestão dos seus recursos e para o contribuinte, este poderá realizar os pagamentos das suas obrigações tributárias em qualquer dia e hora, utilizando a sua própria instituição financeira, a instituição de pagamento ou mesmo as carteiras digitais, sem ter que se dirigir às instituições conveniadas ao órgão público”, frisa. Argumenta, ainda, que com a utilização do PIX, o ente público poderá receber a informação do pagamento rapidamente e utilizar esses dados no atendimento ao cidadão.

O secretário Municipal Dr. Rhicarddo, pontua que o sistema de pagamentos e transferências instantâneo tem o intuito também de baratear o custo das operações.

“Permite o envio e recebimento de recursos em questão de segundos, trazendo agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento. O PIX funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, incluindo feriados, com taxas bem menores. Para usuários pessoa física, ele é totalmente gratuito. Atualmente, as operações financeiras ocorrem por meio de boletos bancários, TED ou DOC, mas ambas as opções envolvem custos e são limitadas quanto a dias e horários,” compara.

 

624 Visualizações

Publicada em 10/03/2021 10:11:46

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados