Notícia da Famem

319 Visualizações

Publicada em 22/05/2021 10:03:15

Flávio Dino destaca vacinação e prorroga medidas sanitárias


 

O governador Flávio Dino fez novo pronunciamento, nesta sexta-feira (21), sobre o panorama do Coronavírus no Maranhão e anunciou a prorrogação de medidas sanitárias para todo o estado. 

Sobre a situação do avanço do coronavírus no Maranhão, o governador informou que a taxa de contágio no estado está em 0,96%, 'relativamente em equilíbrio'. Já em relação a taxa de letalidade, o Maranhão mantém o padrão de queda de mortes, figurando como um dos sete que apresentam esse padrão.

Flávio Dino destacou que o Maranhão já recebeu 2,57 mi doses de vacina até esta quinta-feira (20), com 1,87 mi distribuídas aos municípios e 1,60 mi aplicadas. De acordo com o governador, a diferença entre as doses recebidas e as distribuídas aos municípios, deriva-se das categorias que ainda estão sendo vacinadas e das reservas para a segunda dose. "Temos uma reserva técnica para as segundas doses, por exemplo, para os profissionais da Educação", pontuou.

Sobre as medidas sanitárias e sociais, o governador anunciou desconto nos juros e multas do ICMS para empresas com débitos até o dia 31 de dezembro de 2020. O desconto será de 90% a vista, 85% em até 10 vezes, 70% em até 20 vezes e 55% em até 60 vezes. A nova medida, instiuída pela Medida Previsória 356, de 21 de maio de 2021, dará proteção às empresas e aos empregos, segundo Flávio Dino.

O governador destacou também a entrega dos cartões do programa Vale Gás, realizada na última quarta-feira (19), com o total de 119 mil vales já entregue às famílias maranhenses de 210 municípios. A entrega contou com a parceria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e apoio logístico das prefeituras, através das secretarias de Assistência Social.

Medidas sanitárias
Sobre as medidas sanitárias, Flávio Dino disse que manterá as medidas restritivas vigentes e não flexibilizará, até o dia 31 de maio. Dessa forma, seguem o funcionamento de bares e restaurantes até as 23h, com capacidade para 50% de ocupação, assim como a ocupação de academia, supermercados, igrejas e salões de beleza. Os eventos continuam com a capacidade de público até 100 pessoas. Pessoas do grupo de risco podem retornar ao trabalho presencial, desde que estejam vacinados a mais de 30 dias, exceto gestantes. 

Cepa indiana
O governador disse que até o presente momento, não existe nenhum sinal de transmissão da cepa indiana no estado. Dino destacou a informação após a confirmação de seis casos da variante em tripulantes de um navio atracado a 35 km da capital. “Essa variante já está presente em vários países, inclusive em países vizinhos, ela chegará em nosso país, mas, até o momento, não temos casos dela no estado e estamos tomando todas as providências que cabe ao Governo do Estado. Claro que a situação é nova, preocupa, mas a OMS garante que as vacinas são eficazes contra todas as variantes. O problema dessa cepa é a alta transmissão”, destacou o governador.

 

319 Visualizações

Publicada em 22/05/2021 10:03:15

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados