Notícia de Raposa

133 Visualizações

Publicada em 16/09/2021 09:51:20

Secretaria de Cultura de Raposa participa do 1º Fórum Regional de Gestores de Cultura da Região Metropolitana


O Secretário de Cultura de Raposa, Pereira Filho, o adjunto Ediel França e Marco Garcia, coordenador municipal de cultura, participaram nesta quarta-feira (15) do 1º Fórum Regional de Gestores de Cultura da Região Metropolitana com o tema “Cultura como promoção e desenvolvimento social e econômico de uma cidade”. O Fórum teve como objetivo reunir gestores da classe para discutir políticas e ações que podem ser realizadas em seus municípios, promover a interação e o debate com vista a estabelecer propostas de acordo com o panorama municipal e articular atividades entre os municípios de Paço do Lumiar, São Luís, São José de Ribamar e Raposa.

 

O encontro aconteceu no Valparaíso Adventure Park, na região da Pindoba, em Paço do Lumiar e começou com a apresentação do Tambor de Crioula Desejo de Benedito e Conceição, do município de São Luís e seguiu com diálogos e apresentações de propostas para as políticas de cultura para a região, além de apresentações do Festejo do Divino, capoeira e outras programações.

 

Participaram da mesa de honra do evento, o secretário municipal de Cultura de Raposa, Pereira Filho; a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; o representante da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Moisés Nobre; a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Elaine Dutra; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Jocileno Golvêa; Marcos Ronilson, coordenador do Fórum Estadual de Gestores de Cultura do Maranhão. O evento ainda contou com a presença de representantes dos municípios de Barreirinhas, Presidente Dutra, Carolina, Santa Helena, Pedreiras e outras localidades.

 

Pereira Filho explicou que esse 1º Fórum é de extrema importância para desenvolver a cultura nos municípios e garantiu que o prefeito Eudes Barros concedeu todo apoio para que, junto com sua equipe, participassem do evento.

"É muito importante participar desse Fórum, primeiro porque trata de políticas culturais envolvendo vários secretários do Maranhão. E saindo de um período pandêmico, é um momento em que os líderes estão todos reunidos para discutir e implementar novas políticas para que de fato a cultura alcance os verdadeiros fazedores de cultura nos seus municípios", finalizou.

 

A prefeita Paula Azevedo falou sobre o evento e a importância para a cultura: "Receber um encontro como esse é de grande benefício, nossa cultura é riquíssima e agora tem sua voz ouvida e com isso só tem a crescer", finalizou.

Ao final do evento, foi criado a Frente Permanente de Cultura da Região Metropolitana, com a seguinte composição: Jocileno Golvêa (presidente) e quatro secretários permanentes, entre eles o secretário Pereira Filho.

 

 

 

 

 

 

 

133 Visualizações

Publicada em 16/09/2021 09:51:20

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados