Notícia de Raposa

205 Visualizações

Publicada em 17/09/2021 08:57:23

Agricultores de Raposa serão beneficiados com biofertilizantes


A Prefeitura de Raposa vai beneficiar cerca de duzentos produtores rurais com a distribuição gratuita de biofertilizantes produzidos a base de produtos orgânicos. O insumo vai funcionar como um adubo folear (nutrição) e controle de pragas e na prevenção de doenças. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), que busca atender os agricultores de todas as formas.

Os biofertilizantes são adubos orgânicos que são submetidos ao processo de fermentação. Composto de esterco bovino e de frango, vegetais diversos, como bananeira e cana de açúcar e rapadura como acelerador biológico, o produto deixa as frutas mais robustas, suculentas e atraentes e as hortaliças com o verde mais vivo.  A ideia surgiu da necessidade de uma solução de baixo custo e alta rentabilidade para recuperação de solos desgastados.

 

O secretário de Agricultura, Vonei Mores, relatou que a SEMAGRI está dispondo de duas caixas, cada uma com mil litros, podendo atender os agricultores mensalmente, cada um com dez litros do adubo.
 "Serão repassados mensalmente 10 litros do biofertilizante, com capacidade para atender até 200 produtores rurais. Essa é mais uma contribuição que a nossa secretaria vai ofertar para os agricultores. Tudo isso só é possível devido ao apoio do prefeito Eudes Barros, que não tem medido esforços para poder contribuir com a agricultura local", ressaltou.  

 

Alexandro Bruzaca Silva, coordenador técnico da SEMAGRI, recebeu a capacitação para desenvolver essa tecnologia, na produção do biofertilizante conhecido como “Verdão”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA). "O uso contínuo do Verdão possibilita obter produtos agrícolas mais saudáveis, manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas e aumenta a resistência da planta contra a ocorrência de pragas e insetos, tornando-se, também, um preventivo de doenças", explicou.

 

Thaiane Regina Santos Gomes, consultora técnica da SEMAGRI, enfatizou que essa e outras ações servem como importante auxilio para a agricultura local: “Com essas práticas nós vamos auxiliar os agricultores de Raposa, fazer essas oficinas e distribuir esse biofertilizante vai gerar bons resultados. A Secretaria se encontra sempre à disposição para ajudar os agricultores", finalizou.

 

 

 

 

 

 

205 Visualizações

Publicada em 17/09/2021 08:57:23

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados