Notícia da Famem

260 Visualizações

Publicada em 24/09/2021 09:59:35

Famem participa da abertura de seminário sobre gestão e transparência nos municípios


O prefeito de São Bernardo e secretário Geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), João Igor, representou a entidade na abertura do seminário virtual “Governança, transparência e controles internos municipais”, nesta quinta-feira (23), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.

Promovida em parceria pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelos Ministérios Públicos do Maranhão e de Santa Catarina, a atividade é destinada a membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro, gestores municipais e vereadores. O seminário, que prossegue até sexta-feira (24), é transmitido pelo canal da Escola Superior do MPMA (ESMP) no YouTube.

Além da Famem, participaram da mesa de abertura do evento, representantes do MPMA, CNMP, MPSC, MP de Contas, MPF, Defensoria Pública do Estado, Executivo Municipal, Executivo Estadual e Assembleia Legislativa.

O procurador-geral de justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, ressaltou que as ações preventivas de combate à corrupção visando à união dos gestores, o fortalecimento dos controles internos e externos e a construção de boas práticas anticorrupção, têm se tornado mais eficientes que as medidas repressivas. “Resta demonstrado, não apenas a necessidade, mas o anseio na construção de ambientes públicos mais éticos, onde o Ministério Público possa construir um espaço de diálogo com gestores na implementação de ferramentas de governança, transparência e controle, priorizando uma atuação preventiva no combate à corrupção”.

O prefeito João Igor destacou a importância do Webinário para as gestões municipais e, principalmente, para os cidadãos que residem nos municípios maranhenses. "Uma oportunidade de reforçar a importância do planejamento, transparência e profissionalismo na gestão pública dos nossos municípios, com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas", pontuou.

Participaram da mesa de abertura do seminário, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Cristiane Marques, o procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha, o deputado estadual Roberto Costa, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e a controladora-geral do município de São Luís, Liliane Guterres.

 

260 Visualizações

Publicada em 24/09/2021 09:59:35

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados