Notícia da Famem

209 Visualizações

Publicada em 19/11/2021 11:43:21

São Luís vai receber encontro nacional de cidades históricas. As inscrições estão abertas!


Estão abertas as inscrições para o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que acontece em São Luís, de 09 a 11 de dezembro.

O evento promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), em parceria com a Prefeitura de São Luís, conta com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Com o tema "Turismo, a riqueza do Brasil, no cenário pós-pandemia", o encontro vai reunir representantes de 15 cidades históricas para dialogar a respeito de patrimônio histórico, incentivo a cultura, economia criativa, turismo e muito mais. 

Prefeitos, vereadores e secretários das cidades brasileiras reconhecidas como Patrimônio Cultural e Natural poderão participar do evento presencial ou on-line. O objetivo é debater governança, projetos e boas práticas, além de tratar as responsabilidades nas instâncias federal, estadual e municipal com a proteção e preservação do patrimônio mundial.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, destacou a satisfação pelo Maranhão receber a 8ª edição do encontro que vai discutir a valorização do patrimônio histórico e cultural no mês que a capital São Luís completa 24 anos como Patrimônio Mundial da Humanidade.

"No próximo dia 6 de dezembro nossa São Luís celebra 24 anos do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco. Recebermos esse encontro nesse momento é uma alegria, mas também uma oportunidade para dialogar sobre a efetividade desse título em benefício do desenvolvimento da nossa capital levando em consideração a preservação das suas riquezas e o bem-estar da sua população", ressaltou.

Para Erlanio, o encontro é importante para debater ações e estratégias que pautem o desenvolvimento de São Luís e das cidades históricas, através de políticas públicas no âmbito do turismo e da cultura.

"Debater a preservação do acervo histórico e as riquezas cultural e natural das cidades reconhecidas como Patrimônio Cultural e Natural, é primordial para o incentivo e estímulo ao desenvolvimento desses municípios, através da economia criativa proporcionada pela cultura e turismo", pontuou.

O evento será realizado será de forma híbrida, em atendimento aos protocolos de segurança. Para participar de forma presencial, as vagas são limitadas, porém será possível acompanhar online pelas redes sociais. Nas duas formas de participação, é necessário fazer a inscrição pelo link www.cidadeshistoricas.org.br.

 

209 Visualizações

Publicada em 19/11/2021 11:43:21

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados