Notícia da Famem

583 Visualizações

Publicada em 25/03/2022 11:49:08

Presidente da Câmara Federal recebe medalha da Famem e discute pauta municipalista


O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) recebeu a Medalha do Mérito Municipalista Maria Felix, em solenidade realizada nesta quinta-feira, 24, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, em São Luís, onde esteve cumprindo agenda. No Maranhão, Arthur Lira manteve encontrou com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e com deputado maranhenses. 

Juntamente com Lira, recebeu a comenda o senador Weverton Rocha (PDT), em reconhecimento pelos serviços em favor do fortalecimento do municipalismo e apoio às gestões municipais. Deputados estaduais, deputados da bancada federal do Maranhão, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores prestigiaram a solenidade de entrega da comenda. 

“Estado como o Maranhão, que é gigante territorialmente, mas frágil na sua estrutura de cuidar das pessoas, com um IDH como grande dificuldade,  não se pode dar ao direito de recusar qualquer centavo de recurso federal para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. 

O parlamentar agradeceu e destacou a importância da honraria recebida pelem reconhecimento do seu trabalho na vocação e aprovação das pautas em favor dos Municípios no Congresso Nacional. 

"Tive a honra de receber a Medalha do Mérito Municipalista Maria Félix, em homenagem a ex-prefeira de Cajari. Agradeço ao seu filho, Osmar Filho, que estava presente e ao presidente da Famem, Erlanio Xavier. Uma comenda que muito me honra e anima a continuar o cuidado que a Câmara dos Deputados tem com a pauta municipalista", pontuou.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier classificou a noite de diálogo e homenagens com um momento muito importante para o municipalismo maranhense. "Junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o senador Weverton, deputados e prefeitos, tivemos uma noite de muito diálogo e discussão sobre pautas municipalistas que estão em tramitação no Congresso Nacional", destacou 

"Na oportunidade homenageamos o presidente da Câmara Federal com a medalha de Mérito Municipalista Maria Félix em reconhecimento ao seu trabalho a favor dos municípios no Congresso Nacional, em especial pela aprovação do fundo que destinou recursos para o combate à Covid-19", finalizou Erlanio Xavier.

Durante a solenidade de entrega das medalhas, que presta homenagem a prefeita de Cajari Mária Félix (PDT), falecida em outubro do ano passado, o presidente da Câmara discutiu com os prefeitos do Maranhão pontos da pauta municipalista apresentada pelo presidente da Famem, prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT).

“Nestes tempos difíceis precisamos somar esforços e o presidente Arhur Lira tem sido um grande colaborador dos prefeitos”, destacou o senador Weverton que também assinalou as ações concretas de fortalecimento do municipalismo para enfrentar as dificuldades que os gestores têm vivenciado. O senador elogiou ainda a aprovação do piso salarial dos profissionais da saúde pela Câmara Federal e que deve tramitar no Senado ainda este semestre.

Entre as pautas discutidas pelo presidente da Câmara com os prefeitos de destacaram a PEC que proíbe a imposição de qualquer encargo financeiro decorrentes de serviços públicos para os entes federados sem a fonte de recurso ou previsão orçamentária; a lei das associações, um marco para as atividades das associações de municípios e a PEC que trata da redução de alíquota do Regimento Geral de Previdência.

Prestigaram a solenidade na Famem os deputados federais Gil Cutrim, Cléber Verde, Juscelino Filho e  José Carlos da Caixa além dos deputados estaduais Márcio Honaiser, Glalbert Cutrim, Neto Evangelista, Ciro Neto e Thaiza Hortegal. Participaram, ainda, os prefeitos Luciano Genésio (Pinheiro), 1º vice-presidente da Famem, e Fernando Pessoa (Tuntum) e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho.

 

583 Visualizações

Publicada em 25/03/2022 11:49:08

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados