Notícia da Famem

420 Visualizações

Publicada em 11/04/2022 18:12:56

Dia do prefeito evidencia a importância do gestor municipal


Neste 11 de abril, é comemorado o Dia do Prefeito. A data é alusiva à criação do primeiro cargo de prefeito no país, em 1885, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão representa os 217 prefeitos e prefeitas maranhenses.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, reconhece a importância dos prefeitos e prefeitas como condutores dos destinos dos cidadãos.  “O movimento municipalista vem crescendo dia a dia pela evidente importância que os gestores das cidades desempenham nesta teia federativa. É necessário que tenhamos maior coesão em nossos propósitos. Temos uma pauta que é comum a todos, que perpassa todos os nossos desafios”, comentou Erlanio Xavier. 

Responsáveis pela gestão das cidades, os prefeitos e prefeitas são os principais articuladores das políticas públicas que refletem diretamente na qualidade de vida da população, com ofertas de serviços e desenvolvimento de programas e planos de governo. 

Em todo país, os gestores têm destacado a missão árdua e laboriosa diante do feixe de desafios. Com a pandemia do Covid-19, os municípios foram os grande atingidos pela crise sanitária e suas conseqüências econômicas e sócio-culturais, exigindo soluções e criatividade para reduzir os impactos.

“Estamos atravessando uma das quadras mais difíceis da histórica do municipalismo no país. No entanto, a superação desta fase será marcante para fortalecer ainda mais  o movimento municipalistas e suas pautas mais emergentes. A Famem tem encaminhado essa luta com vistas sempre em melhorar a qualidade de vida da população”, afirma o presidente.

 

420 Visualizações

Publicada em 11/04/2022 18:12:56

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados