Notícia da Famem

524 Visualizações

Publicada em 23/05/2022 11:34:28

Presidente da Organização das Cidades Patrimônio Mundial destaca em seminário trabalho da Famem em prol do turismo


O consultor da Confederação Nacional de Municípios e presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, OCBPM, Mário Nascimento, destacou nesta sexta-feira, 20, durante o 3º Seminário Nacional de Governança, em Parauapebas (PA), o trabalho que a Federação dos Municípios doestado do Maranhão, presidida pelo prefeito Erlanio Xavier (Igarapé Grande) vem realizando em prol do turismo no estado.

“O presidente da Famem vem realizando um trabalho articulado com as prefeituras no sentido de participar das ações da CNM, procurando informar e levar conhecimento aos gestores. É um braço forte da CNM no estado do Maranhão. Estamos perfeitamente integrados e destaco o trabalho do presidente Erlanio Xavier”, disse o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

O 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo promovido pela CNM em Parauapebas visa trazer informações e conhecimento sobre as oportunidades disponíveis. Na palestra realizada no seminário em Parauapebas, Mário Nascimento explicou sobre as diversas linhas disponíveis para o setor público e também para o setor privado por meio da plataforma Exitus, da CNM.

Nessa plataforma estão disponibilizadas todas as oportunidades de financiamento existentes, tanto em nível nacional, como até mesmo também internacionais. “Precisamos ter são projetos, bons projetos que demonstrem sua viabilidade econômica, sejam integradores do desenvolvimento. Projetos que apresentem força para desenvolvimentos regionais. Recursos, temos, precisamos sim é de mais projetos por parte dos gestores públicos, dos empreendedores”, orienta Mário Nascimento.
Segundo o consultor, a CNM tem apresentado oportunidades aos gestores. “Cada recurso, cada linha de financiamento, tem um modelo próprio de acesso e um formulário de apresentação com modelo, etc. Temos orientado nesse sentido. Cada prefeitura, no entanto, tem de buscar assessoria para elaboração desses projetos”,  recomenda o presidente da OCBPM, ex-prefeito de São Miguel das Missões (RS).

Na compreensão do consultor, as instâncias regionais são instrumentos poderosos para associar os municípios, para através de consórcios, associações buscar os recursos disponíveis e contratar. “As associações de produtores, as pequenas cooperativas de agricultores, produtores de artesanatos, também podem ser associar de uma forma importante, eficaz na qualificação dos projetos”, observa. Na área de turismo, o consultor recomenda como fator principal que vgtgsua sustentabilidade e viabilidade econômica.

 

524 Visualizações

Publicada em 23/05/2022 11:34:28

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados