Notícia da Famem

421 Visualizações

Publicada em 28/07/2022 09:56:55

Cartilha do Turismo orienta gestores municipais para planejamento e gestão do território


O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou on-line o Plano Diretor Orientado ao Turismo. O material é destinado a apoiar gestores municipais, principalmente da área de turismo, em processos de planejamento e gestão do território.

Elaborado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o documento apresenta um passo a passo para que os Municípios turísticos ou com potencial turístico possam alavancar o desenvolvimento municipal por meio do fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos gestores.

Entre os temas reunidos na cartilha estão informações sobre o que é um plano diretor; como definir uma equipe técnica e realizar um diagnóstico crítico e participativo; como definir princípios, diretrizes e objetivos;e como definir estratégias, prever e captar recursos para a execução.

A pasta reforça ainda que o Plano Diretor Orientado ao Turismo é um suporte orientativo para os Municípios, “buscando direcioná-los ao desenvolvimento e ao aproveitamento de espaços e atrativos turísticos”. O Ministério também informa que o material visa a apoiar as cidades em temas como turismo sustentável, geração de renda e empregos, garantia da acessibilidade e vitalidade dos espaços urbanos turísticos.

Acesse aqui o Plano Diretor Orientado ao Turismo.

 

421 Visualizações

Publicada em 28/07/2022 09:56:55

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados