Notícia de Guimarães

136 Visualizações

Publicada em 15/08/2022 10:56:45

Prefeitura e Senar realizam oficina de aproveitamento do babaçu em Itapecuru


A parceria Senar e Prefeitura de Guimarães, por meio da Sala do Empreendedor e Coordenação de Igualdade Racial, garantiu mais capacitação para fortalecer a economia vimaranense. Durante 4 dias, moradores participaram do curso de aproveitamento do babaçu.

Rosenilde participou do curso e aprendeu novas técnicas de reaproveitamento do fruto que pode ter outras funções, além de fazer azeite. Ela afirmou que vai colocar em prática tudo que foi ensinado.

"A igualdade racial trabalha dentro do equipamento CDC e veio para somar, uma vez que trabalhamos com povos tradicionais. O objetivo é organizar um grupo de mulheres onde elas possam ter sua sobrevivência e incentivá-las a ter uma renda extra com produtos que elas já têm na comunidade", disse Elenilde Rabêlo Tupinambá.

Dona Terezinha de Jesus também participou da capacitação e aprendeu a utilizar o babaçu de forma a complementar sua renda.

Ana Joaquina, instrutora do Senar explicou:

"A gente trabalha além do babaçu. Trabalhamos o movimento das quebradeiras de coco do estado do Maranhão no sentido de incentivar as mulheres quilombolas a se organizarem em cooperativas. Pessoas que estão tentando se integrar e assumindo um papel na prática do curso. Foram trabalhados especialmente a extração do óleo e do mesocarpo. O óleo é transformado em produtos de limpeza e o mesocarpo em biscoito doce, bolo integral, entre outras guloseimas".

A capacitação aconteceu na comunidade quilombola de Itapecuru e reuniu mulheres das adjacências.

 

136 Visualizações

Publicada em 15/08/2022 10:56:45

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados