Notícia de Guimarães

211 Visualizações

Publicada em 08/09/2022 18:11:30

Desfiles e atos Cívicos marcam a Semana da Pátria e os 200 anos de Maria Firmina em Guimarães


Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2022, o município de Guimarães realizou uma programação especial pela Semana da Pátria. Em 2022, estas datas são especiais porque marcam o bicentenário da Independência do Brasil e ainda os 200 anos de Maria Firmina dos Reis. 
Desfiles Cívicos aconteceram na sede e na zona rural de Guimarães. 
O Bombeiro Mirim Poeta Sousândrade, o Jardim de Infância Edson Anchieta, as creches Anjinhos de Deus e Juliana Cunha Bastos se apresentaram nos dois primeiros dias.
Na manhã do dia 7, o desfile envolveu as escolas Militar 2 de Julho Unidade XX, João Henrique Belo, Manuel Martins, Artur Raimundo Farias,  Unidade Mais Integral Mateus Avelar, Maria Firmina dos Reis e Sousândrade.


"As escolas da rede municipal foram às ruas celebrar os 200 anos da nossa Independência e os 200 anos de Maria Firmina dos Reis. Queremos parabenizar aos nossos alunos, aos pais, aos professores e aos funcionários que fizeram bonito durante esses dias, mostrando o amor a pátria de uma forma única. Viva o Brasil"!, destacou Osvaldo Gomes.
Foi bonito ver a sintonia das escolas nos desfiles que são tradicionais.
Para engrandecer as homenagens, houve o hasteamento das bandeiras na Prefeitura e o ato solene em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil, na Praça Luís Domingues.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Ariomagno Cartágenes, "essa é uma data muito importante para todos nós brasileiros, onde comemoramos nossa Independência. É preciso que reflitamos cada vez mais sobre este momento que estamos vivendo. Por isso, estivemos na Câmara, enfatizando a democracia e saímos mais fortalecidos enquanto cidadãos e cidadãs dessa Pátria amada chamada Brasil".


"Estamos vivendo um momento de manifestações cívicas.  Através dos desfiles, comemoramos os 200 anos de Independência do Brasil e os 200 anos de Maria Firmina dos Reis, onde trouxemos várias escolas tanto da sede quanto da zona rural. Foi um investimento da gestão e dos pais, que se empenharam na organização, dos professores e dos protagonistas da educação, que são os estudantes", destacou Marinilde de Deus, secretária de Educação.


"Em nome de toda gestão municipal, quero agradecer de todos os gestores, aos pais, pois sem eles não chegaríamos a esse resultado. Uma festa cívica muito bonita que mostrou que somos brasileiros e que precisamos defender a nossa Pátria. São 200 anos de Independência e nascia também Maria Firmina, com seu ideal diferente de fazer Educação. Todos estão se parabéns", disse o diretor da escola Urbano Santos, Irenilson Maia.

 

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

 

211 Visualizações

Publicada em 08/09/2022 18:11:30

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados