Notícia da Famem

241 Visualizações

Publicada em 24/10/2022 19:56:59

Famem e Serpro promovem evento sobre soluções em tecnologia digital para prefeituras



Com participação de dezenas de prefeituras, a Famem em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, promoveu uma tarde de palestra para apresentação de soluções de tecnologia. Com mais de 50 anos de experiências acumulada a Serpro é considerada a maior empresa de tecnologia da informação do mundo.

A palestra contou com a participação de representantes de regionais como a Analista de Negócios da Serpro em Fortaleza (CE), Zilca Cabral de Oliveira; do supervisor de TI da divisão de gestão de segurança da Serpro PA, Marcelo Lobo; da gerente de divisão da Serpro Rio de Janeiro, Karina Brandão de Oliveira Bastos ; e do gerente de marketing da Serpro no Maranhão, Tiago Arrais Carvalho.

Durante a palestra foram apresentadas informações sobre bases cadastrais da Receita Federal e serviços especificamente voltados para as necessidades dos municípios. Uma das soluções apresentados aos representantes de municípios do Maranhão foi Cidades GOV.BR, solução para potencializar a transformação digital com disposição de serviços on-line e ferramentas de apoio à gestão.

Segundo Zika Cabral de Oliveira, gerente da Serpro em Fortaleza (CE), o portal GOV.BR é uma ferramenta importante na estruturação dos portais mantidos pelas prefeituras e atender demandas como marcação de consultas e matrículas escolares. Um outro tema abordado foi o serviço de armazenamento de dados em nuvem Serpro MultiCloud e também a parte de proteção de dados, sobre o sigilo e gerenciamento das informações do cidadão. 

“É uma grande satisfação perceber o interesse das prefeituras na busca por informações para acompanhar as transformações digitais”, ressaltou o gerente de marketing da Serpro, Tiago Arrais Carvalho. De acordo com ele, a parceria com as federações dos municípios em todo país tem permitido manter uma agenda de atualização sobre soluções digitais com as prefeituras.

“A Serpro é a maior empresa de TI do Governo Federal que tem know how para falar de segurança”, destacou Marcelo Lobo que apresentou o Gov Shield, uma solução em segurança baseado em cookie que traz toda a modernidade de forma simplificada, de fácil instalação por prescindir de equipamento ou treinamento de time especializado.

O Serpro fez parceria com uma grande multinacional chamada Cloudfare, presente em vários países do mundo, com expertise em nuvem. Marcelo Lobo chamou atenção para o número de ataques que os portais das prefeituras sofrem em escala. “Isso acontece porque os dados disponíveis naquele portal são interessantes”, afirmou.

Serpro

O Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro – é uma empresa pública, sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério da Economia, criado pela Lei nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964. 

A estatal tem o objetivo de desenvolver, prover, integrar, comercializar e licenciar soluções em tecnologia da informação; prestar assessoramento, consultoria e assistência técnica no campo de sua especialidade; e executar serviços de tratamento de dados e informações, inclusive mediante a disponibilização de acesso a estes e a terceiros, desde que assim autorizado pelo proprietário.

As regionais do Serpro funcionam nas superintendências da Receita Federal em 11 capitais brasileiras. No Nordeste as superintendências estão em Fortaleza (CE), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

241 Visualizações

Publicada em 24/10/2022 19:56:59

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados