Notícia da Famem

265 Visualizações

Publicada em 25/10/2022 12:25:19

Famem realiza capacitação de representantes municipais sobre o eSocial


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), promove nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), o curso 'eSocial para órgãos públicos', com o objetivo de capacitar gestores, técnicos e assessores municipais sobre o tema. 

Realizada pela Escola de Gestão Municipal (EGM), a formação é totalmente gratuita e reuniu dezenas de representantes municipais de todo o estado. O curso tem como facilitador o auditor da Receita Federal no Maranhão, Cícero Viana de Sousa.

No primeiro dia, os participantes tiveram acesso a uma introdução sobre a aplicabilidade do eSocial como um todo, as mudanças que serão necessárias fazer e as facilidades e garantias que a ferramenta possibilitará para o sistema de informação e transparência dos municípios.

De acordo com Cícero Viana de Sousa, o eSocial está em fase de implementação e vai facilitar o acesso da população a uma série de plataformas para a obtenção de informações e obrigações legais, como o CAGED, a GFIP, a RAIS, a DIRF, a Carteira de Trabalho, entre outras obrigações acessórias.

"Estamos capacitando os servidores municipais, principalmente aqueles que trabalham na área de Recursos Humanos a manipular esse novo sistema, que possibilitará uma maior facilidade e transparência no acesso às informações para a população dos municípios", destacou.

Cícero Viana ressaltou ainda que o eSocial vai garantir ainda mais segurança para os produtos gerados pelos órgãos públicos, uma vez que as informações serão armazenadas na nuvem. "Então, quando um gestor municipal sair, por exemplo, mesmo que algum documento desapareça, se perca ou danifique, a informação estará guardada na malha de dados do E-social", explicou.

Contador da prefeitura de São Domingos do Azeitão, Sidney Soares disse que o conteúdo adquirido no curso será de suma importância para implementar o eSocial com mais segurança e conhecimento. "Estamos aproveitando cada informação repassada neste curso oferecido pela Famem para aprimorar ainda mais o processo de implementação desse novo sistema no nosso município", comentou.

O curso 'eSocial para órgãos públicos' continua nesta quarta-feira (26), com início às 8h e seguindo até às 18h, no auditório da Escola de Gestão Municipal da Famem.

eSocial

O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública e todas as informações nele contidas estão protegidas por sigilo. O sistema coleta informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual. O objetivo é possibilitar que os órgãos participantes do projeto, na medida da pertinência temática de cada um, possam utilizar essas informações, além de apurar tributos e a contribuição para o FGTS.

O sistema foi criado, em 2014, no sentido de simplificar a entrega de obrigações, dispensando o uso de papéis, uma vez que os documentos estarão reunidos em um único sistema e online.

 

265 Visualizações

Publicada em 25/10/2022 12:25:19

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados