Notícia de Guimarães

156 Visualizações

Publicada em 01/12/2022 17:43:28

Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações em alusão ao Novembro Azul em Guimarães


A Campanha Novembro Azul é dedicada ao mês de conscientização de combate ao câncer de próstata.

Pensando no cuidado e na saúde do homem, a Atenção Primária em Saúde do município de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atendimento ao público masculino, durante todo o mês.

Houve ações nos seguintes locais: UBS Bom Samaritano (sede); UBS Baiacu; UBS Maçaricó; UBS Comunitário- Cumã; NASF; UBS Olavo Cardoso; Posto de Saúde da Comunidade de Carapirá; Prefeitura Municipal; Rampa dos Pescadores e entrevista na rádio.  

O público masculino teve acesso a: atendimento médico; enfermagem (testes rápidos de HIV, sífilis, glicemia); atendimento odontológico; vacinação; palestras sobre prevenção, fatores de riscos e alimentação adequada; momentos de dinâmica para descontrair, entre outros.

"A campanha Novembro Azul é de fundamental importância para a secretaria e seus profissionais. Juntos, formamos uma rede de apoio para orientar/ informar para os homens do nosso município os sintomas, fatores de risco e assim ajudá-los a prevenir o câncer de próstata. Durante os dias do mês, nós levamos diversas ações tanto para sede quanto para a zona rural, realizamos atendimentos médicos, odontológicos.  Além disso, o paciente pode conversar com nutricionista, psicólogos ouvir palestras e tudo que for relacionado a esse tema", explicou o secretário Olavo Cardoso.

Vale destacar que, na UBS Bom Samaritano, todas as quartas-feiras, os pacientes puderam ser atendidos em horário noturno, pois muitas vezes, não tinham tempo durante o dia.

"A campanha Novembro Azul tem o objetivo de mostrar que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, é necessário que os homens, dentro da faixa etária consultem o médico e conversem sobre o toque retal. Aqui em Guimarães, esse trabalho em conjunto com profissionais de nutrição, enfermeiros, médicos e psicólogos é muito importante, pois tem o objetivo de levar informação e prevenção aos homens vimaranenses", enfatizou o prefeito Osvaldo Gomes.

Seu Ribamar que participou de algumas ações, disse que o melhor caminho é a prevenção e ressaltou a importância de manter os exames atualizados.

 

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

 

156 Visualizações

Publicada em 01/12/2022 17:43:28

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados