Publicada em 11/04/2023 20:40:23
PORTO FRANCO - Foi realizada, na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Polo Darcy Ribeiro, a XV Conferência Municipal de Saúde de Porto Franco. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", o evento teve o objetivo promover e possibilitar diálogos entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde – SUS.
Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com a participação dos principais representantes da saúde pública, equipe de gestão e da sociedade civil que discutiram eixos temáticos: O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, como o acesso democrático à saúde, com foco na promoção, prevenção e políticas públicas do SUS.
O prefeito Deoclides destacou os avanços da saúde no polo de Saúde de Porto Franco e parabenizou a todos que trabalharam na organização do evento. “Porto Franco é um Polo de Saúde, recebe pacientes de toda região. A Conferência vai fazer com que possamos melhorar ainda mais os avanços que temos obtidos nos últimos dois anos. E, isso se mostra em cada ação e em cada ato que executamos, seja no hospital, nas UBS. Enfim, contamos com uma equipe qualificada na Saúde. Conseguimos resgatar com êxito a saúde municipal, que sempre foi prioridade nas minhas gestões. O HMAM conta com estrutura e uma equipe qualificada para prestar um atendimento humanizado aos pacientes e caminha para ser a mais nova unidade de saúde do Estado do Maranhão”, disse.
O secretário de Saúde, Marco Aurélio Gonzaga, fez um balanço positivo da Conferência e da saúde de Porto Franco, “Nós hoje somos referência em Saúde no Estado e isto se dá ao trabalho em rede desenvolvido diariamente em nossos serviços. Nós temos uma política de saúde grande e efetiva, somos referência em saúde, e, sobretudo com responsabilidade estamos conseguindo gerir, investindo bastante nesta pasta e buscamos sempre ampliar a gama de especialidades para atender melhor a população”.
Durante a Conferência, houve a escolha dos delegados que representarão Porto Fraco na 11ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em São Luís, de 15 a 17 de maio, e será preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 2 a 5 de julho em Brasília.
Para o conferencista, o enfermeiro que é mestre em Ciência e Saúde, Vitor Pachelle, a Conferência é importante para democratizar o acesso à saúde. “Queremos ressaltar e reconhecer de fato todo o empenho da gestão na implementação de leitos de UTI, tomógrafo, diversas ações que vem beneficiar a população. Hoje falamos sobre a garantia de Direito do SUS e da participação social na construção das novas prerrogativas para saúde do município, pensando em uma saúde muito mais humanizada e participativa”.
Para Valéria Macedo é fundamental o trabalho em conjunto em prol da saúde. “Estamos trabalhando todos juntos para que possamos avançar com a Saúde do nosso polo, visando sempre um serviço humanizado e qualificado”.
Participaram do evento, o secretário executivo de Saúde, Edivan Miranda, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Jesus Travassos, a diretora do Hospital Andreia Andrade, coordenadores da equipe de Saúde do município, vereadores, secretários, além da população e demais profissionais da Saúde.
Publicada em 11/04/2023 20:40:23
FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados