Notícia da Famem

630 Visualizações

Publicada em 12/12/2023 14:58:14

PNAB ALCANÇA 100% DE ADESÃO DOS MUNICÍPIOS MARANHENSES


Na esteira do comprometimento cultural, os 217 municípios do Maranhão concretizaram 100% de adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O prazo para encaminhamento dos Planos de Ação foi encerrado nesta segunda-feira (11) e 92% das cidades brasileiras estavam aptas a receber recursos para investimentos em todos os setores da cultura nacional.

A PNAB de Fomento à Cultura é a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil. Até 2027, direcionará R$ 15 bilhões para impulsionar ações e projetos culturais em todo o país.

No Maranhão, a Federação dos Municípios do Estado (Famem) desempenhou um importante papel, liderando a articulação que resultou na plena adesão de seus 217 municípios. Sob a gestão do presidente Ivo Resende e da diretoria, a capacidade profissional das equipes técnicas da federação foi essencial para alcançar esse feito histórico.

A participação ativa da Famem na mobilização demonstra o compromisso da entidade em fortalecer as políticas culturais e garantir que os municípios maranhenses estejam aptos a receberem os recursos necessários para impulsionar o cenário cultural local. 

Com os recursos, os entes federativos poderão implementar ações públicas por meio de editais e chamamentos de fomento direto, beneficiando trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial.

 

630 Visualizações

Publicada em 12/12/2023 14:58:14

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados