Publicada em 15/05/2025 10:35:35
O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ocorrerá de 19 a 22 de maio de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
O tema desta edição, Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil, dará início às atividades do palco principal às 11h, na terça-feira, 20, após a abertura oficial, que começa às 9h, com a presença das principais autoridades do país. Essa temática conduzirá os debates e as apresentações técnicas durante os quatro dias de Marcha.
Conteúdos prioritários na pauta municipalista, como a Reforma Tributária, mudanças climáticas e prevenção de desastres e financiamento da saúde e da educação, também compõem a programação principal. Deverão estar presentes os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de ministros de Estado e outras autoridades.
A expectativa é grande para Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, que já se preparam para este que é o maior evento municipalista da américa latina.
“A Marcha dos Prefeitos será um momento crucial para reforçamos as demandas do nosso município e de fortalecer o diálogo com o governo estadual e federal. Eu espero consolidar essas parcerias, buscar soluções para os desafios do nosso município e garantir que nossas pautas sejam ouvidas Então, esse é um espaço fundamental para discutirmos melhorias nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e a questão do desenvolvimento econômico, sempre com o compromisso de transformar a realidade da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou a Prefeita de Axixá, Roberta Barreto.
Os participantes terão acesso a atendimento técnico especializado em diversas áreas, vão poder conferir os recursos promovidos pela CNM para auxiliar na gestão municipal e circular por uma parte da badalada Feira de Expositores. Um dos destaques do andar será o Aquário da Comunicação, espaço reservado para entrevistas exclusivas ao Podcast da CNM, que irá dar voz aos gestores e suas experiências.
Josué Pinho da Silva Júnior, prefeito de Peritoró, também se manifestou sobre a sua expectativa para a Marcha.
“A expectativa é de agregar conhecimento e valores às nossas gestões, e estamos muito empenhados, juntos com a FAMEM e lado a lado com a CNM, para fortalecermos os nossos laços. A agenda e as demandas estão muito boas, com oficinas, palestras e pautas importantes. Assim, a Marcha é um momento fundamental para que a gente possa saber e deliberar o que está acontecendo em âmbito federal, assim como as nossas dificuldades, tanto na parte tributária como na parte administrativa e também saber como potencializar a nossa gestão, para que os gestores entendam as suas responsabilidades, aprendendo sobre transparência, e como os recursos são gerados e as diretrizes de como usar esses recursos”, disse o prefeito.
O credenciamento estará aberto no CICB a partir das 10 horas do dia 19 de maio. Os inscritos poderão fazer o credenciamento, também, em totens espalhados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a partir de domingo, 18 de maio. Por lá, o gestor confirma a presença e já consegue retirar o seu crachá.
Orleans Brandão, da Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Municipalistas (SEAM), deixou uma mensagem especial para todos que irão participar da Marcha.
“Os prefeitos e prefeitas de todo o Maranhão que estarão na nossa Marcha dos Prefeitos, podem contar como Governo do Estado, para conseguir recursos e parcerias em Brasília. Estaremos sempre juntos e à disposição de todos vocês, buscando desenvolver e melhorar os nossos municípios”, declarou o secretário.
O Presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, falou sobre a importância do evento e de uma forte participação de gestores municipais.
“Recentemente, tivemos o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, e foi um sucesso. Venho agora chamar a atenção para outro evento grandioso. A Marcha a Brasília terá uma programação de orientações técnicas com palestras, oficinas e debates, criados de acordo com as necessidades das prefeituras. Vamos, mais uma vez, juntos, garantir nossos direitos, viabilizar novas políticas públicas para nossos municípios, ter acesso às oportunidades e, assim, contribuir para ajudar as pessoas do nosso querido Maranhão”, finalizou Roberto Costa.
Publicada em 15/05/2025 10:35:35
FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados