Notícia da Famem

106 Visualizações

Publicada em 14/09/2018 09:46:29

Governo do Estado iniciará a Campanha Nacional de Vacinal Animal contra a Raiva 2018


             A Secretária Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão estará iniciando a Campanha Nacional de Vacinação Animal contra a Raiva – 2018 no dia 24 de setembro, com termino em 10 de novembro, com dia “D” em 21 de outubro.

            No Maranhão temos casos recentes de Raiva Humana ocorrida em 2013 com transmissão urbana pelo vírus rábico V2-cão e em 2005 no noroeste do Estado a raiva silvestre por transmissão por vírus rábico V3-morcego.

            A Secretaria encaminhou aos municípios o ofício de mobilização com os seguintes documentos: protocolo de planejamento local da campanha, planilha de metas físicas e financeiras, quantidade de animais a serem vacinados, seringas e agulhas que serão recebidas, e recursos estimados, que se referem a valores já incorporados no piso fixo de Vigilância em Saúde, desde o ano de 2013.

            A raiva é uma doença causada por vírus, transmitida ao homem por cão, gato, macaco, morcego e outros mamíferos. A transmissão se dá pela penetração do vírus presente na saliva do animal, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. Em casos de agressão, o procedimento correto é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo; observar o animal durante 10 dias e, se o animal adoecer, desaparecer, mudar de comportamento ou morrer, voltar imediatamente ao serviço de saúde e iniciar o tratamento profilático.

            A FAMEM orienta que os gestores municipais tomem as providências referente a realização desta importante campanha que tem como objetivo zelar pela saúde dos municípes.

            Para maiores informações sobre a Campanha, entre em contato com a Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, pelo telefone (98)3194-6229.

 

106 Visualizações

Publicada em 14/09/2018 09:46:29

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados