Notícia do Maranhão

419 Visualizações

Publicada em 25/08/2021 14:55:23

Continua programação do agosto dourado nas Unidades Básicas de Saúde


Em continuidade à programação do Agosto Dourado, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 24, oficina sobre aleitamento materno na UBS Vila Nova. Com participação da enfermeira obstetra e consultora em amamentação, Aleny Morais, grávidas e puérperas foram orientadas sobre amamentação, e a importância do aleitamento materno para saúde dos bebês.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, participou da abertura e ressaltou a importância da participação de todos para ajudar neste processo.

 

“Esclarecimento e orientação são fundamentais, bem como a participação da família. E este momento serve para vocês tirarem dúvidas, aprender sobre técnicas e, principalmente, melhorar o processo de amamentação, que nem sempre é fácil” – orientou. 

 

Desde o início do mês, estão sendo realizadas oficinas de capacitação sobre aleitamento materno direcionadas aos enfermeiros da Estratégia e Saúde da Família, rodas de conversas com gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde e palestras sobre a importância do aleitamento materno.

 

“Ontem estivemos na UBS do bairro da Caema, com a nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF, levando palestra sobre importância do aleitamento materno e responsabilidade compartilhada desse ato de amor” - informou a coordenação do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Karine Svetlana, que está à frente da campanha no município.

 

Encontros priorizam participação de gestantes e puérperas da comunidade, além de profissionais da saúde vinculados à equipe.

 

“A amamentação é muito importante tanto para mãe, quanto para o bebê porque auxilia no processo de recuperação do pós parto, e serve para fortalecimento do bebê e do seu vínculo com a mãe. Mas é um processo cheio de desafios, compartilhar essa responsabilidade é necessário, pois com suporte o processo se torna menos doloroso” – ressaltou Aleny.  

 

Dedicado à promoção de ações de incentivo ao aleitamento materno, o mês foi denominado “Agosto Dourado”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), porque a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do alimento. O tema da campanha deste ano é "Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada".

 

Prefeitura Munipal de Imperatriz

 

 

419 Visualizações

Publicada em 25/08/2021 14:55:23

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados