São João dos Patos

Alexandre Magno Pereira Gomes
  • Prefeito: Alexandre Magno Pereira Gomes

  • Aniversário Prefeito: 11/10

Lavradores e criadores, procedentes de Passagem Franca, foram os primitivos povoadores da área, que na época, era parte integrante de Pastos Bons, com a denominação de Lagoa dos Patos. Com

o desmembramento do Município de Passagem Franca, em 1838, o de Pastos Bons veio a ele se integrar com o nome de São João dos Patos, em virtude de existirem, no local onde está instalada a Sede Municipal, as lagoas de São João dos Patos.

Em 1892, São João dos Patos adquiriu categoria de Vila, suprimida, em 1931 e restaurada no mesmo ano.

Gentílico: patoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São João dos Patos, pela lei provincial nº 1266, de 2305-1882, subordinado ao município de Passagem Franca.

        Elevado à categoria de vila com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 130, de 19-03-1892, desmembrada de Passagem Franca. Sede na vila de São João dos Patos. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

          Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: São João dos Patos, Jatobã e Sucupira.

Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Barão de Grajaú.

          Elevado novamente à categoria de município com a denominação de São João dos Patos, pelo decreto estadual nº 121, de 12-06-1931, desmembrado de Barão do Grajaú.

          Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

          Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

          No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

          Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

          Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras características -

          Em junho, é comemorado o festejo de São João Batista(padroeiro da cidade).

          A aproximadamente 35 km da sede do município, está localizado o povoado Pequi, que atrai grande quantidade de pessoas nos fins de semana no período do verão (entre julho e outubro), que vão se refrescar na margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança.

 

Fonte:IBGE

MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS

LEI nº 269 DE 31 DE DEZEMBRO DE 1948.

LIMITES MUNICIPAIS

1 – Com o Município de PASTOS BONS:

Começa No lugar do marco, onde o alinhamento reto que vem do riacho da Anta com o azimute de 66º nordeste se encontra com a linha norte-sul que parte da cabeceira do Igarapé Periperi; segue por este alinhamento em direção de norte, até a cabeceira desse Igarapé; daí à ponta sul da Serra da Mata Escura e pela cumiada desta serra até o lugar do marco, na sua extremidade norte.

2 – Com o Município de PASSAGEM FRANCA:

Começa no lugar do marco, na ponta norte da serra da Mata Escura; segue por um alinhamento reto à foz do riacho Bode, à margem esquerda do Riachão.

3 – Com o Município de BARÃO DE GRAJAÚ:

Começa na foz do riacho Bode, à margem esquerda do Riachão; segue pelo talvegue deste à montante, até a foz do riacho Madre; continua pelo curso deste a montante, até sua cabeceira, no lugar Madre ou também Madre de Deus; daí segue por um alinhamento reto, com a direção norte-sul, até o lugar do marco, à margem esquerda do Parnaíba.

4 – Com o ESTADO DO PIAUÍ:

Pelo Parnaíba à montante, deste onde termina o alinhamento norte-sul que parte da cabeceira do riacho Madre, até a foz do riacho Mato Dentro, acompanha o limite entre os Estado do Maranhão e Piauí.

5 – Com o Município de NOVA IORQUE:

Começa na foz do riacho Mato Dentro, à margem esquerda do Parnaíba; segue daí por uma reta à junção do alinhamento norte-sul que em da cabeceira do igarapé Periperi, com o que parte do riacho da Anta com o azimute de 66º nordeste.

DIVISAS INTERDISTRITAIS

O Município constitui um só distrito.

 

Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.


FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados