Notícia da Famem

246 Visualizações

Publicada em 08/03/2024 09:31:20

Famem presta homenagem especial às mulheres, relembrando conquistas e desafios da participação na política


No Maranhão, as mulheres têm se destacado como símbolos de força, coragem e determinação, especialmente no âmbito político municipal. Enfrentando desafios e construindo um futuro mais justo, elas têm deixado sua marca na trajetória do estado. 

Desde a histórica candidatura de Alzira Soriano de Souza em 1928, que se tornou a primeira prefeita da América Latina ao vencer as eleições para a prefeitura de Lajes/RN, as mulheres têm trilhado um caminho de conquistas e superações na política brasileira. No entanto, ainda há barreiras a serem quebradas e desafios a serem enfrentados.

Em 2020, foram eleitas 47 prefeitas no Maranhão,  representando apenas 21% dos municípios sob gestão feminina. As vice-prefeitas correspondem a apenas 27,2%, e no legislativo municipal, apenas 19,3% são vereadoras. Esses números mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a verdadeira igualdade de gênero na política maranhense.

No cenário nacional, apesar do crescente interesse das mulheres pela política, o número de candidaturas femininas ainda é considerado baixo por ativistas e pesquisadores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2016 e 2022,  o país teve 33% de candidaturas femininas e 15% de eleitas. Vale ressaltar que as mulheres compõem 53% do eleitorado brasileiro, o que significa que, apesar de representarem mais da metade da população, apenas um terço das candidaturas são do gênero feminino.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) deseja um feliz Dia das Mulheres a todas as maranhenses. , especialmente aquelas que ocupam espaços na política e lutam por uma sociedade mais inclusiva, celebrando suas conquistas e renovando o compromisso com a luta pela igualdade de gênero em todas as esferas.

 

246 Visualizações

Publicada em 08/03/2024 09:31:20

FAMEM © 2018 - Todos os direitos reservados